Skip to main content

O Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles, coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), recebeu, na última quinta-feira (1º), a pesquisadora da Universidade de Tóquio, Momoko Araki. Ela veio do Japão para conhecer de perto os estudos e trabalhos ligados à segurança pública.

Estudiosa da área de Ciências Políticas e Sociais, Momoko Araki está levantando dados para sua pesquisa de doutorado que aborda as políticas de segurança pública adotadas pelos estados brasileiros.

“Minha pesquisa está relacionada à política de segurança pública no Brasil. Vim a campo em busca de informações mais detalhadas, com o objetivo de comparar as políticas adotadas em cada estado brasileiro”, explicou.

Entre os produtos apresentados estavam os painéis interativos com dados sobre Ocorrências Letais e sobre Crimes Contra o Patrimônio, desenvolvidos no âmbito do Observatório da Segurança Cidadã, coordenado pelo IJSN e que conta com pesquisadores do Núcleo Vitória.

“Tive uma impressão muito positiva do que vem sendo realizado aqui. Fiquei impressionada com a transparência e a facilidade de acesso aos dados. Tudo isso vai ser de grande importância para minha pesquisa”, pontuou Momoko Araki.

A pesquisadora conheceu ainda detalhes do estudo de monitoramento e avaliação dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) de Terra Vermelha e de Feu Rosa, localizados em regiões de vulnerabilidade social da Região Metropolitana da Grande Vitória. “É muito importante vincular a política de assistência social com a de segurança pública, trabalhando as duas ao mesmo tempo”, destacou.

O pesquisador do Núcleo Vitória e diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, falou sobre a importância da visita e da participação do Núcleo em redes de pesquisas nacionais e internacionais.

“É gratificante observar que as pesquisas desenvolvidas aqui estão contribuindo com a produção de conhecimento científico em vários países, nesse caso, com a Universidade de Tóquio, que fica literalmente do outro lado do mundo”, disse.

Momoko Araki permanece no Espírito Santo até o próximo domingo (11) e, no Brasil, até o dia 18, quando retornará ao Japão para finalizar seus estudos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br