Skip to main content

Com 63 participações, o Observatório das Metrópoles marca presença no XX ENANPUR, que ocorrerá de 22 a 26 de maio, em Belém (PA). Pesquisadores, professores, pós-graduandos, graduandos e técnicos estarão reunidos no Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), realizado a cada dois anos. O tema escolhido para a vigésima edição é “ANPUR 40 anos: novos tempos, novos desafios em um Brasil diverso”, e vai debater a necessidade de esclarecer qual a contribuição do campo dos Estudos Urbanos e Regionais para o fomento à reconstrução que o país precisa trilhar nos próximos anos. Serão realizadas Sessões Temáticas, Mesas Redondas, Sessões Livres/Especiais, Conferências, abrindo espaço para reflexão crítica, mas com caráter propositivo, visto que os resultados serão registrados nos anais do XX ENANPUR, um documento de referência para pesquisas científicas. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Pesquisadores e pesquisadoras vinculados ao Observatório estarão presentes em 12 Sessões Temáticas, 18 Sessões Livres, três Sessões Especiais e cinco Mesas Redondas. O coordenador nacional da rede, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, é um dos organizadores da Sessão Livre nº 38, que será realizada dia 25 (quinta-feira), às 10h30, no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas. O tema “Reforma Urbana e o Direito à Cidade na Quarta Transformação Estrutural. Diálogos sobre a sociedade urbana no futuro e o futuro da sociedade urbana. Que agenda?”, vai ser debatido por ele, junto do economista Márcio Pochmann e do pesquisador do Núcleo Porto Alegre, Luciano Fedozzi.

Ribeiro também fará parte de uma Mesa Redonda no dia 23 (terça-feira), às 8h30, no Centro de Eventos Benedito Nunes. Com o tema, “Novos desafios da agenda de Reforma Urbana no Brasil”, Ribeiro terá a companhia da arquiteta Ermínia Maricato, do BrCidades, e da coordenadora do Núcleo Paraíba, Livia Miranda. A mediação da mesa ficará por conta do coordenador do Núcleo Belém, Juliano Ximenes.

34 trabalhos serão apresentados nas Sessões Temáticas

Os temas dos trabalhos a serem apresentados nas Sessões Temáticas são diversos e de extrema relevância. Pesquisadores dos Núcleos Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Maringá, Natal, Norte Fluminense, Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro, irão abordar desde áreas urbanas centrais e suas dinâmicas espaciais, governança neoliberal e parcerias público-privadas, gestão territorial e desenvolvimento econômico, até a agenda do direito à água, assentamentos precários, drenagem sustentável, desastres ambientais, mudanças climáticas, dinâmica imobiliária, aluguel social, entre outros.

Para conferir a agenda do Observatório nos STs, CLIQUE AQUI.

Lançamento de livros da coleção REURDC

Na ocasião do XX ENANPUR, o Observatório das Metrópoles fará o lançamento de livros da coleção “Reforma Urbana e Direito à Cidade”, no Hall da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, no dia 25 de maio (quinta-feira), das 16h às 18h. São 17 obras, propondo um balanço crítico sobre os caminhos e desafios nas metrópoles onde incidem o programa de pesquisa. Ao longo de 2022, cerca de 400 pesquisadores de todas as regiões do país se dedicaram ao projeto, visando contribuir na percepção dos impactos das transformações sobre as grandes cidades brasileiras. “Esse projeto realiza, de maneira muito plena, a missão do Observatório, de produzir conhecimentos e informações, com a preocupação de torná-los úteis para a sociedade, através da prática de transferência e difusão científica”, ressalta o coordenador nacional da rede, Luiz Cesar Ribeiro.

Todos os livros estão disponíveis para download gratuito no site reformaurbanadireitoacidade.net/livros