Observatório das Metrópoles no podcast sobre políticas urbanas do BrCidades

O Observatório das Metrópoles agora é parceiro do BrCidades também no podcast sobre políticas urbanas produzido pelo coletivo. Com episódios quinzenais, o podcast traz análises sobre a situação das cidades brasileiras, as suas políticas e as possibilidades para torná-las menos desiguais, mais acessíveis e ambientalmente sustentáveis.

A edição desta semana (nº 13), aborda o derramamento criminoso de petróleo no Nordeste em suas diferentes facetas, desde a origem, os responsáveis, os danos causados, problemas futuros, articulação nacional e dos moradores das localidades atingidas pelo óleo, além de fauna, flora e outros assuntos. Participam como entrevistados, o prof. JEOVAH MEIRELES do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e também a profa. ZORAIDE PESSOA do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), respectivamente dos Núcleos Fortaleza e Natal do Observatório das Metrópoles.

Apresentado por Victor Santos, essa edição também conta com a presença da arquiteta e urbanista Carina Serra que contextualiza sobre as últimas atividades do BrCidades. O podcast do BrCidades é um oferecimento Valete de Copas Filmes e é feito em parceria com o Observatório das Metrópoles e a Rádio Madalena.

CLIQUE AQUI para conferir todos os episódios.

O BrCidades está com uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse para manter o fluxo de produção de artigos e podcasts, e assim levar o debate sobre as nossas cidades para um número cada vez maior de pessoas, revelando as verdades ocultas desses espaços e pensando, em conjunto, novas soluções. Contribua e fortaleça o debate urbano!

ARTIGOS

Com o objetivo de aproximar o debate urbano de um maior número de pessoas, o BrCidades, em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Urbano (IBDU), passou a produzir artigos com linguagem mais acessível, publicados semanalmente na Carta Capital, no Justificando e no GGN, nossos parceiros da área de comunicação.

São temas de interesse nacional que nem sempre estão na pauta dos grandes meios de comunicação. São reflexões e debates que vão desde os problemas da região metropolitana de Salvador, ou a falta de políticas públicas adequadas em Manaus, até a criminalização dos movimentos de moradia em São Paulo e as manifestações por educação de qualidade por todas as cidades do País. Os textos podem ser acessados nas abas BrCidades da Carta CapitalQuestões Urbanas, do Justificando, além do espaço Cidades do GGN.

PODCAST

O principal podcast de políticas para as cidades é um programa semanal de aproximadamente 30 minutos que debate temas relacionados ao território e propostas urbanas para a construção de cidades mais justas, solidárias, economicamente dinâmicas e ambientalmente sustentáveis. Hoje feito em parceria com a Rádio Madalena e o Observatório das Metrópoles, com discussões em escala nacional.

Para isso, o conteúdo é repleto de entrevistas bem elaboradas, explicativas e com uma linguagem próxima ao público com os principais nomes do debate urbano nacional, além de diversos parceiros que contribuem na construção de uma cidade menos predatória e mais humana. Os programas de podcast podem ser acessados na página do BrCidades no Spotify.

ACESSE AQUI a campanha no Catarse.

 

Tags: , , , , ,