Com o tema “As Metrópoles e a Ordem Urbana Brasileira: os desafios do direito à cidade“, terá início nesta sexta-feira (25), às 10 horas, a disciplina colaborativa e institucional promovida pelo Observatório das Metrópoles.

Organizada de forma remota, a iniciativa é articulada por quinze programas de pós-graduação que compõem a rede, vinculados a dez instituições de ensino superior. Com quase duzentos inscritos(as), entre alunos(as) de mestrado e doutorado, a disciplina está com as matrículas encerradas, no entanto, as gravações das aulas serão disponibilizadas no canal do Observatório no Youtube após cada encontro.

A aula inaugural será ministrada pelo coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar Ribeiro, que falará sobre o tema “A Metrópole Liberal-Periférica e a Ordem Urbana“. Na ocasião, Ribeiro apresentará o programa da disciplina e abordará o conceito de ordem urbana como chave de interpretação das características e dinâmicas da metrópole liberal-periférica.

Sobre a disciplina

Composta por cinco segmentos, que totalizam 16 aulas mais uma mesa-redonda de encerramento, a disciplina nacional está estruturada a partir do programa de pesquisa “As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira” do INCT Observatório das Metrópoles. Tematizadas por seus pesquisadores, as abordagens teóricas e metodológicas sobre a questão metropolitana na atualidade serão debatidas através dos seguintes pontos:

  • “A Metrópole Brasileira: Formação e Metamorfose”;
  • “Rede Urbana e Direito à Cidade”;
  • “Território e Desigualdades Sociais”;
  • “Governança Metropolitana e Regimes Urbanos”;
  • “Conflitos, Insurgências e Alternativas ao Desenvolvimento Urbano”.

A mesa-redonda de encerramento abordará o tema “As Metrópoles, O Direito à Cidade e Crise do Projeto Ultraliberal: o desenvolvimento urbano na estratégia de reconstrução nacional” e ocorrerá no dia 29 de janeiro de 2021. Além do coordenador do Observatório, Luiz Cesar Ribeiro, a economista e a autora do livro “Curto-Circuito. O vírus e a volta do Estado”, Laura Carvalho, e o senador Jaques Wagner participarão do debate.