Observatório debate saúde urbana no Congresso da Abrasco

By 14/11/2012janeiro 29th, 2018Eventos

Observatório debate saúde urbana no Congresso da Abrasco

Pesquisadores do INCT Observatório das Metrópoles participam, no período de 14 a 18 de novembro, do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva/Abrasco 2012, que será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Porto Alegre). O encontro servirá para a ampliação do debate sobre “saúde urbana”; o tema tem sido investigado pelo Observatório com o objetivo de mostrar que o agravamento das condições de saúde das populações mais pobres tem relação direta com os processos de urbanização acelerada. E que os ambientes psicossocial, econômico e físico afetam a saúde e a longevidade das populações, tanto quanto o fumo, o exercício, entre outros fatores.

Com o tema “Saúde é desenvolvimento: Ciência para Cidadania”, o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva visa promover o debate sobre os desafios e as perspectivas da saúde coletiva no Brasil. Para tanto, os trabalhos serão organizados em três categorias: trabalhos científicos da área acadêmica; relatos de experiências dos serviços de saúde; e a ABRASCO Jovem, que reunirá trabalhos de estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

O compromisso histórico da Saúde Coletiva com o SUS e a cidadania brasileira também se manifesta no período preparatório e ao que se antecipa ao evento, nos dias 12 e 13 de novembro, quando as universidades e serviços de saúde do país e, em particular, do Rio Grande do Sul, estarão realizando seminários, reuniões, encontros, feiras, exposições, manifestações artísticas e culturais, oficinas, sessões especiais e outros formatos criativos para amadurecer os temas que deverão animar os debates durante o período do Congresso propriamente dito.

Observatório na Abrasco 2012

O 10º Congresso da Abrasco promoverá, no dia 17 de novembro, o Painel “Saúde Urbana e Metrópoles” que contará com a participação da professora Maria Inês Azambuja (núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles); e, no dia 18 de novembro, na Mesa Redonda “Saúde Urbana e o Novo Mapa das Metrópoles: aspectos teóricos”, o coordenador do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, debate com Ciro Simoni (secretário de Estado de Saúde/RS) e Miguel Auysio Sattler (PPG Eng./Sustentabilidade/UFRGS).

Veja a programação completa do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva aqui.

Última modificação em 14-11-2012 17:36:15