Observatório disponibiliza série de indicadores sociais para as metrópoles

By 06/06/2011dezembro 6th, 2017Notícias

Os indicadores sociais atualmente figuram como um importante instrumento que não se limita apenas a fornecer diagnósticos técnicos governamentais sobre a situação social e econômica de um país, mas tem encontrado espaço nas discussões sobre planejamento no stor público e políticas públicas. Nesse sentido, o Observatório elaborou uma série de indicadores sociais para as Metrópoles brasileiras com base nos dados da PNAD.

Este trabalho de construção de indicadores sociais pretende integrar-se às já estabelecidas investigações sobre mercado de trabalho no Brasil, com o foco no conhecimento da estrutura de posições sociais nas metrópoles definidas pelo Observatório das Metrópoles, e está diretamente ligado à Linha de pesquisa II – Dimensão sócio-espacial da exclusão/Integração nas metrópoles: estudos comparativos do Observatório das Metrópoles -, e ao TR II: Organização social do território metropolitano – 1980/2010. Padrões e evolução: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Goiânia, Natal, Belém, Brasília e Maringá” desenvolvido no âmbito do Programa INCT do CNPq.

Em resumo, com a divulgação dos indicadores sociais, entre os anos de 2001 a 2009, busca-se democratizar o acesso a estes dados, vislumbrando, também, que no futuro os pesquisadores possam se utilizar deste trabalho para aprimorar suas pesquisas acadêmicas sobre mudança social e sobre diferentes fenômenos sociais no Brasil metropolitano.

ACESSE A PÁGINA DO METRODATA E FAÇA DOWLOAD DA TABELA COM OS INDICADORES

Acesse a Nota Técnica.

 

Leave a Reply