Observatorio do Conurbano Bonaerense: estudos sobre a metropolização argentina

Observatorio do Conurbano Bonaerense: estudos sobre a metropolização argentina

O Observatório do Conurbano Bonarense, iniciativa do Instituto Del Conurbano da Universidade Nacional de General Sarmiento (ICO/UNGS), é um espaço de produção, difusão e intercâmbio de informação sobre as condições socioeconômicas, políticas e urbanas que caracterizam a região da Grande Buenos Aires. Baseado em uma plataforma web de acesso amplo, o Observatório disponibiliza um conjunto de informações atualizadas sobre as dinâmicas de metropolização da Argentina – especialmente o chamado “conurbano bonarense”, região onde vivem cerca de 13 milhões de pessoas.

O INCT Observatório das Metrópoles desenvolve, desde 2011, projetos de cooperação internacional com o Instituto Del Conurbano com foco nos estudos comparados sobre as metrópoles latino-americanas. É nesse sentido que o instituto brasileiro divulga para os seus leitores o site do Observatório do Conurbano Bonarense com o propósito de ampliar a troca de informações sobre as realidades metropolitanas dos dois países.

Segundo Daniela Soldano, coordenadora do ICO, o Observatório do Conurbano Bonarense foi criado para facilitar a análise da diversidade de processos e situações que constituem a estrutura e a dinâmica da região do conurbano bonarense, além de colaborar com a construção coletiva de conhecimento sobre essa realidade. “Nesse sentido, o objetivo do Observatório é fortalecer as relações entre a Universidade e os atores sociais e políticos, as instituições públicas, o setor educativo – em âmbito científico e tecnológico da região”, explica.

A plataforma web do Observatório disponibiliza informações/indicadores subdividos em i) Temas: Informações sociodemográfica; Políticas Sociais; Estado e Política; Habitação e Políticas Urbanas; Ambiente; Economia e Trabalho; Cultura e Sociedade Civil. E por ii) Territórios: Área Metropolitana de Buenos Aires; Região Metropolitana de Buenos Aires; Conurbano Bonarense; Partidos e Subregiões.

O site também mantém parcerias com meios de comunicação para a difusão das pesquisas sobre o conurbano bonarense, como Malviticias; Aquí La Notícia; Trato Hecho; Más em línea; entre outros.

Acesse no link o site do Observatório do Conurbano Bonarense.

 

Tags: , , ,