Observatório e Instituto Del Conurbano: estudo comparado sobre as cidades latinoamericanas

cooperação internacional
Observatório e Instituto Del Conurbano: estudo comparado sobre as cidades latinoamericanas

O INCT Observatório das Metrópoles e o Instituto Del Conurbano, da Universidade Nacional de General Sarminento (UNGS/Argentina), realizaram o encontro “Hacia una agenda de investigación comparada sobre ciudades latinoamericanas”, no período de 4 a 6 de junho, em Buenos Aires, com o propósito de promover o intercâmbio de conhecimento e o compartilhamento das abordagens teórico-metodológicas. O evento representou mais um passo no projeto do Observatório de internacionalização dos estudos metropolitanos e da construção da Rede Latinoamericana de Pesquisa sobre Teoria Urbana.

O Observatório já vem realizando estudos comparados sobre os territórios metropolitanos em contexto nacional. Com a entrada do Instituto Del Conurbano (ICO), da Universidade Nacional de General Sarmiento, na rede de pesquisa o instituto brasileiro poderá também comparar a dinâmica metropolitana de Buenos Aires com a do Rio de Janeiro, São Paulo Curitiba, entre outras. “Com a entrada do ICO, avançamos na proposta de incentivar a formação de um pensamento teórico-crítico latinoamericano sobre a problemática urbana da região, além de promover o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de estudos comparados relacionados às grandes cidades da América Latina”, explica Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional do instituto brasileiro.

O Observatório foi representado no encontro de Buenos Aires pelos pesquisadores Juciano Martins Rodrigues e Marcelo Gomes Ribeiro, que apresentaram a metodologia de análise social do território aplicada pela rede. Por sua vez, o ICO foi representado pela coordenadora Daniela Soldano e pelo professor Jose Luis Coraggio – diretor do instituto (1996-1998) e reitor da UNGS (1998-2002), além de sua equipe de pesquisadores.

“Avançar no acordo de cooperação e integração com a rede Observatório das Metrópoles significa um desafio muito interessante, já que poderá ampliar a escala das nossas investigações, somar objetivos de comparação entre as cidades e enriquecer nossas abordagens teórico-metodológicas”, defende Daniela Soldano e completa: “Para o ICO será fundamental o intercâmbio de conhecimento entre os projetos de pesquisa e formação, sobretudo em nível de pós-graduação. Além disso, o nosso instituto está desenvolvendo um Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos Urbanos, programa que esperamos ver fortalecido a partir da relação acadêmica com o IPPUR/UFRJ”.

Instituto del Conurbano 

O Instituto del Conurbano (ICO) é uma das quatro unidades que integram a Universidade Nacional de General Sarmiento (UNGS) e pesquisa a problemática moderna das cidades, em particular a região metropolitana de Buenos Aires, em suas dimensões políticas sociais, econômicas, organizacionais, urbanísticas e ambientais, com o propósito de formar profissionais altamente capacitados para intervir em processos de desenvolvimento democráticos, equitativos e sustentáveis.

O ICO conta com sessenta pesquisadores-professores de diversas disciplinas das Ciências Sociais e Naturais, todos eles com uma sólida formação, experiência interdisciplinar e uma trajetória profissional que combina o acadêmico com o trabalho em diversos organismos do Estado, da sociedade civil e organizações não governamentais. O foco das pesquisas do instituto é a região metropolitana de Buenos Aires, que compreende a cidade de Buenos Aires e o conjunto de municípios denominado de Conurbano Bonaerense. “A RMBA por sua história metropolitana e por seu peso populacional tem potencial para inserir-se favoravelmente nas redes mundiais que constituem o novo sistema global. Dado o seu peso demográfico, econômico e político, sua influência tenderá a ser cada vez maior sobre a nação argentina em seu conjunto”, afirma Daniela Soldano, diretora do ICO.

Leia também:

Instituto Del Conurbano: panorama da região metropolitana de Buenos Aires

Observatório: uma usina de pensamento sobre o tema urbano

 

Tags: , ,