Ocupações urbanas e retratos cotidianos

Na Seção Especial da Revista e-metropolis, o professor Pacelli Teodoro faz um relato sobre as motivações que o levaram a acompanhar o cotidiano de três ocupações urbanas em Minas Gerais e seus respectivos personagens. Foi assim que nasceu a ideia do documentário Isidoro – quando o discurso dissimula o cotidiano (2014), que ilustra as contradições e as controvérsias que se estabelecem entre as questões ecológicas, preservacionistas e o direito à moradia.

 

Em Ocupações urbanas e retratos cotidianos, as imagens dão rosto às moradoras e aos moradores que protagonizam esse embate por mais direitos. Flagrados por um momento, esses rostos nos olham enquanto olhamos para eles. Suas vozes podem até ecoar dentro de nós. São rostos que expressam o suor e a dor da luta por direitos, mas, acima de tudo, são rostos que transbordam esperança.

 

 

Pacelli Henrique Martins Teodoro é licenciado, bacharel e doutor em Geografia pela Universidade Es- tadual Paulista (UNESP). Professor Adjunto da Uni- versidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

 

Acesse a edição nº 23 da Revista e-metropolis e veja a seção especial “Ocupações urbanas e retratos cotidianos”.

 

 

Veja abaixo imagens da seção Ocupações urbanas e retratos cotidianos.

Last modified on 13-01-2016 18:50:37

 

Tags: , , , , ,