A publicação Olhares sobre a metrópole do Rio de Janeiro: política urbana e gestão pública , organizada pela pesquisadora do Observatório das Metrópoles, Luciana Lago, reúne cinco trabalhos de uma ampla pesquisa sobre a metrópole do Rio de Janeiro, que evidencia de forma clara a urgência em construir processos democráticos de planejamento urbano, através do seu principal instrumento: o Plano Diretor Participativo.
Nesta coletânea os cinco trabalhos destacam criteriosos levantamentos empíricos que, juntos, evidenciam de forma clara a urgência em construirmos processos democráticos de planejamento urbano, através de seu principal instrumento: o Plano Diretor Participativo. Todos os textos tratam, direta ou indiretamente, desse instrumento básico da política de desenvolvimento urbano, avaliando os avanços normativos alcançados nos municípios fluminenses e as barreiras à plena implementação dos princípios e normas orientados pela busca de maior justiça social nas cidades. São trabalhos de abrangências territoriais distintas, desde uma análise comparativa dos planos diretores de vinte e oito municípios do estado, até a descrição de uma experiência participativa inovadora numa favela carioca, passando por estudos de municípios específicos na Baixada Fluminense, que buscaram desvendar as contradições geradas pelas diretrizes do plano frente às determinações das normas urbanísticas vigentes ou, ainda, frente às políticas habitacionais ou de saneamento implementadas.
A coletânea foi desenvolvida por uma rede de pesquisadores engajados no projeto acadêmico-político do Observatório das Metrópoles, no âmbito do INCT e com apoio da FAPERJ, nos anos de 2008 e 2009.
Sumário
Apresentação
Luciana LagoAvaliação dos Planos Diretores Participativos do Estado do Rio de Janeiro
Mauro R. M. Santos
Fabricio L. de Oliveira

Uma experiência de participação: técnicos e moradores na elaboração do Plano Diretor Sócio Espacial da Rocinha
Luiz Carlos Toledo

Análise dos impactos da legislação urbanística – Planos Diretores e Leis de Zoneamento – na estrutura urbana do município de Nova Iguaçu
Rosane Araujo
Alice Vainer

O PAC e a habitação popular na Baixada Fluminense
Rossana Tavares
Adauto L. Cardoso

Sustentabilidade na gestão da água na região metropolitana do Rio de Janeiro: impasses e perspectivas
Ana Lucia Britto