Olimpíadas de Londres 2012: organização popular nos megaeventos

Olimpíadas de Londres 2012: organização popular nos megaeventos

As comunidades que vivem no leste de Londres receberam as principais transformações decorrentes das Olimpíadas de 2012. Essa região da cidade, caracterizada pela desigualdade sob o ponto de vista econômico-social se comparada a outras regiões da capital inglesa, é um grande exemplo de como a organização da sociedade civil em torno de campanhas, ideias e interesses comuns pode viabilizar mudanças no contexto dos megaeventos. A articulação local da população inglesa é um dos destaques do Boletim Copa em Discussão nº 15, periódico eletrônico editado pelo Núcleo Curitiba do INCT Observatório das Metrópoles, Projeto Cidade em Debate e LaDiMe.

O artigo “Olimpíadas de Londres de 2012: considerações sobre a questão regional e a organização da comunidade à luz dos debates acerca dos megaeventos”, do geógrafo Alceli Ribeiro Alves, analisa os megaventos esportivos na perspectiva de um indutor para a geração de empregos, investimentos e desenvolvimento das unidades territoriais da cidade-sede, no caso, a cidade de Londres no contexto dos Jogos Olímpicos de 2012 e a atuação da comunidade local.

O autor se debruça sobre a campanha em prol da adoção do living wage por parte de empregadores e empresas em Londres que começou em 2001, mas que se fortaleceu no contexto do megaevento esportivo.

“O fato é que, através da campanha organizada em 2001 pelo London Citizens (uma ampla aliança for-mada por escolas, sindicatos, grupos comunitários, etc…), vários trabalhadores na cidade de Londres conquistaram o direito ao living wage. Essa campa-nha se espalhou por hospitais, escritórios de finan-ças, universidades, lojas, etc… e, devido a excitação causada pelas Olimpíadas de 2012, a campanha con-seguiu assegurar que todos os novos empregos gera-dos nos locais dos jogos (Leste de Londres) receberi-am os salários de acordo com o living wage”, afirma Alves.

Copa em Discussão nº 15

Dentre os destaques do Boletim Copa em Discussão de dezembro está o levantamento das empresas envolvidas nas obras de reforma da Arena da Baixada, permitindo conhecer sua origem e os produtos fornecidos – fortalecendo o debate sobre a transparência nos preparativos dos megaeventos.

Além disso, na seção Copa Acadêmica são apresentados os resultados de pesquisas relativas aos megaeventos, desenvolvidas e publicadas por integrantes dos núcleos de Curitiba e Porto Alegre, do Observatório das Metrópoles.

A construção da miragem: a gestão empresarial da cidade e os megaeventos (A Copa do Mundo de 2014 em São Paulo e Curitiba). De Fernanda Keiko Ikuta. In: Anais do II PPLA 2010: Seminário Política e Planejamento. Curitiba: Ambiens Co-operativa/FAE Centro Universitário, 2010.

Cidade conectada, movimentos controlados: tecnologia, espaço e megaeventos. De Rodrigo José Firmino. In: Ciência e Cultura, v. 64, p. 4-5, 2012. Disponível em <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252012000300002&script=sci_arttext>

Do campo à arena: a transformação do papel dos estádios de futebol na dinâmica urbana em Porto Alegre, dos anos 1950 aos dias de hoje. De Eduardo Minossi de Oliveira (monografia de conclusão de Curso de Geografia – Bacharelado, UFRGS, 2010 – Orientado por Paulo Roberto Rodrigues Soares).

Governança e gestão urbana: Copa do Mundo FIFA 2014 em Porto Alegre. De Lucimar Fátima Siqueira e Mário Leal Lahorgue. In: Anais do III Encontro Internacional de Ciências Sociais. Pelotas. 2012.

Grandes projetos urbanos e megaeventos esportivos. De Fernanda Keiko Ikuta. In: Anais da XIII Jornada do Trabalho, Presidente Prudente. , 2012.

Legado da infraestrutura da Copa 2014 em Porto Alegre: “Bus Rapid Transit Avenida Bento Gonçalves”. De Thays Regina Gonçalves (monografia de conclusão de Curso de Geografia – Bacharelado, UFRGS, 2012 – Orientado por Paulo Roberto Rodrigues Soares)

Nem o Estado, nem o estádio: uma análise das estratégias político-territoriais para a recepção da Copa do Mundo na cidade de Curitiba. De Thiago Hoshino e Fernanda Keiko Ikuta. In: Anais da XII Jornada do Trabalho. Curitiba, 2011.

Porto Alegre e a Copa Do Mundo de 2014: a questão da moradia. De Mariana Aita Dadda, Ludmila Losada, Paulo Roberto Rodrigues Soares. In: XXXI Encontro Estadual de Geo-grafia- O Professor, o Bacharel e o Estudante: diferentes ações, as mesmas geografias? Rio Grande, 2012.

Leia também:

Contrato FIFA: fechamento de ruas e desrespeito à legislação brasileira

Última modificação em 12-12-2012 23:02:54

 

Tags: , , , , , ,