Skip to main content

Na próxima segunda-feira, 20 de junho de 2022, às 10h, o Observatório das Metrópoles e a Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais, e-metropolis, promovem palestra, seguida de debate, com Stavros Stavrides, professor e pesquisador da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Grécia. Na oportunidade, Stavrides falará sobre suas publicações recentes, incluindo o artigo Reivindicar a cidade como espaços comuns: aprendendo com os movimentos de moradia da América Latina, publicado no último número da e-metropolis.

Com transmissão ao vivo pelo canal do Observatório no Youtube, a atividade será em inglês (sem tradução) e contará com a mediação de Fernanda Pernasetti Figueiredo, pesquisadora que compõe o comitê editorial da revista, além da participação do professor Gilberto Cunha Franca (Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universidade Federal de São Carlos), um dos tradutores do artigo, que traz experiências de movimentos de luta por moradia na América Latina para ilustrar as capacidades transformadoras da comunização urbana.

🔔 Ative a notificação da live.

Palestra e Debate On-line

Título: Comunizar a cidade: por uma vida urbana emancipatória (Commoning the city: Towards an emancipatory urban life)
Data: 20 de junho (segunda-feira)
Hora: 10h
Transmissão: youtube.com/obsmetropoles

Convidado – Stavros Stavrides

Arquiteto e ativista. Atualmente é professor de Design e Teoria da Arquitetura na Escola de Arquitetura da Universidade Técnica Nacional de Atenas. Suas pesquisas focam nas práticas espaciais de emancipação e nos espaços de comunização. Suas mais recentes publicações são: Common Space (2016), obra traduzida em português com o título Espaço Comum: a cidade como obra coletiva, pela de Lisboa, Orfeu Negro; Common Spaces of Urban Emancipation (2019); e Reivindicar a cidade como espaços comuns, aprendendo com os movimentos de moradia da América Latina (2021), publicado pela e-metropolis, Revista Eletrônica de Estudos e Regionais.

Mediadora – Fernanda Pernasetti Figueiredo

Doutora em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), editora da Revista e-metropolis (Observatório das Metrópoles – IPPUR/UFRJ) e membro dos grupos de pesquisa Espaço e Poder (CNPq/IPPUR) e Futuros da Proteção Social (CEE Fiocruz).

Debatedor – Gilberto Cunha Franca

Geógrafo, educador e ativista. Tem mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universidade Federal de São Carlos. Atual em duas linhas de pesquisa: Espaços comuns na metrópole de São Paulo e Território, educação e coletivos sociais. Recentemente traduziu o artigo de Stavros Stavrides, Reivindicar a cidade como espaços comuns, aprendendo com os movimentos de moradia da América Latina (2021), publicado pela e-metropolis, Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais; e publicou Espaço, Reprodução Social e Produção do Comum (2019) no Boletim Paulista de Geografia.