Skip to main content

Entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025, pesquisadores do INCT Observatório das Metrópoles participam do VII Seminario Internacional de Teoría Urbana Latinoamericana (RELATEUR), realizado em Bogotá (Colômbia). Com o tema “Cinco décadas de urbanismo neoliberal en América Latina: efectos, limitaciones, alternativas”, o encontro reúne especialistas de toda a região para debater os efeitos do neoliberalismo urbano, suas contradições e as possibilidades de construção de alternativas teóricas e políticas.

Na programação, o coordenador nacional do Observatório, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, e o pesquisador Nelson Diniz apresentam o trabalho “Imperialismo e Urbanização na América Latina no Capitalismo do Século XXI: por uma agenda de pesquisa a partir do Brasil”, que propõe um enquadramento teórico para compreender a urbanização latino-americana como parte da dinâmica contemporânea do imperialismo e das formas de dependência espacial que caracterizam o capitalismo atual.

O evento também inclui a participação dos pesquisadores Orlando Santos Junior, Taísa Sanches, Utanaan Reis, Bruno Frazão e Clara Polycarpo, autores de “Domínio Armado de Territórios Populares e Associativismos: uma agenda de pesquisa na perspectiva da teoria urbana crítica”, trabalho que analisa as formas contemporâneas de controle territorial em favelas e periferias, articulando dimensões de violência, poder e resistência.

Outro destaque é a apresentação de Alexandre Yassu, com o tema “Nexos do neoextrativismo, da logística, do planejamento neoliberal e da financeirização da infraestrutura como uma armadilha da espacial dependente”, que discute os vínculos entre os processos extrativistas e a reestruturação logística e financeira das metrópoles latino-americanas sob o regime neoliberal.

Organizado pela Red Latinoamericana de Investigadores sobre Teoría Urbana (RELATEUR), em parceria com o Instituto de Estudios Urbanos da Universidad Nacional de Colombia, a Escuela Superior de Administración Pública (ESAP), a Asociación Colombiana de Investigadores Urbano Regionales (ACIUR) e a Universidad Externado de Colombia, o seminário é um espaço de referência na produção de uma teoria urbana crítica latino-americana.

Criada em 2011, a RELATEUR reúne pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento de um pensamento teórico crítico sobre as questões territoriais e urbanas da América Latina, buscando superar as limitações das abordagens hegemônicas e fortalecer a reflexão a partir das experiências e contradições próprias da região.