O Núcleo Curitiba do BrCidades lançou, no dia 1º de outubro, a Plataforma de Política Urbana – Por um Projeto Popular para Curitiba. O projeto congrega e objetiva que o governo local se comprometa com as demandas básicas, reais e populares da cidade de Curitiba, atualmente ainda mais com a pandemia da COVID-19 e a aproximação das eleições municipais.

A plataforma contempla os seguintes temas: cultura, democracia e transparência na gestão urbana, direito à moradia, economia solidária, direitos humanos (gênero, raça e diversidade sexual), função social da terra e uso do solo, infraestrutura urbana e investimentos públicos, transporte público e mobilidade, ciclomobilidade, população em situação de rua, resíduos sólidos (catadoras e catadores de material reciclável), saúde, saneamento e crise hídrica, segurança alimentar e abastecimento.

A iniciativa, que conta com parcerias de diversas entidades, como movimentos sociais, grupos organizados e lideranças, incluindo o Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, busca incluir e pautar pontos centrais para as candidaturas de 2020. Com isso, propõe um projeto político mais plural e inclusivo, capaz de pensar o futuro da cidade de forma democrática.

A live de lançamento foi realizado no Youtube e contou com a participação de Mariana Auler, Celso Carvalho e Clarice Oliveira. Confira o registro:

Para conferir o documento e ter maiores informações da plataforma, acesse o site do BrCidades.