Está aberto até o dia 30 de outubro de 2020, o processo seletivo para o Doutorado em Ciências Sociais da Universidade Diego Portales (UDP), localizada em Santiago (Chile).

Martín Arboleda, doutor em Ciência Política pela Universidade de Manchester e pesquisador da área da economia política global e dos estudos urbanos, é um dos professores orientadores do programa.

Oferecido no âmbito da Faculdade de Ciências Sociais e História (FCSH), o programa promove formação com ênfase em três áreas as quais convergem as pesquisas da FCSH:

  1. Processos e transformações sociais: Esta área desenvolve ferramentas para a compreensão especializada e reflexiva da mudança social na modernidade capitalista e das principais transformações tecnológicas, políticas, socioculturais, demográficas e ecológicas das últimas décadas. Para isso, aborda as formas que a mudança social assume, as formas como é problematizada, os efeitos que produz e as formas como é significada;
  2. Cultura e conhecimento: Esta linha de investigação centra-se no estudo das práticas culturais nos processos de produção simbólica da vida social, bem como na exploração da geração e circulação de diferentes formas de conhecimento, observação e ordenamento de realidade sociopolítica.
  3. Democracia e poder: Esta linha aborda as tensões contemporâneas do regime democrático de uma perspectiva histórica, que se refletem no declínio da participação eleitoral, o surgimento de novas forças políticas e formas de cidadania, a crescente deslegitimação dos atores políticos tradicionais e o aparecimento de diferentes tipos de radicalismos.

O programa inclui uma bolsa de estudos que cobre taxas e outras despesas, bem como fundos para eventos acadêmicos.

Saiba mais em: postgrados.udp.cl/programas/doctorado-en-ciencias-sociales