Projeto Trilhas Urbanas: cooperação da rede Observatório

Projeto Trilhas Urbanas: cooperação da rede Observatório

O Núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles realizou, nos dias 4 e 5 de dezembro, mais uma atividade do projeto Trilhas Urbanas, recebendo 30 alunos do curso de Geografia e Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte num processo de cooperação e troca institucional. O projeto, coordenado pela professora Clélia Lustosa, consiste no desenvolvimento de atividades com alunos de outras instituições brasileiras e internacionais a partir de roteiros pela Região Metropolitana de Fortaleza no qual se discute as transformações ocorridas no tempo e no espaço naquele território urbano.

Capitaneado pelo Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR) do Departamento de Geografia da UFC, o Projeto Trilhas Urbanas consiste em realizar atividades com alunos de diversas instituições do Brasil e até de outros países por meio do trabalho de campo em Fortaleza e RMF visando discutir transformações ocorridas no tempo e no espaço, com abordagens diversas como: maritimidade, turismo, lazer, espaços do poder, vulnerabilidade social e ambiental, influencia do discurso médico higienista e disciplina urbana, comércio informal, dentre outras questões. No mês de dezembro, o LAPUR recebeu o professor Fransualdo Azevedo e 30 alunos do curso de Geografia e Turismo da UFRN para a realização de trabalhos de campo das disciplinas de Geografia da População e Geografia do Turismo.

Foram elaborados três roteiros e mapas. O primeiro roteiro foi realizado a noite tratando do lazer e o turismo em Fortaleza, conhecendo o Centro de Cultura Dragão do Mar e outros equipamentos importantes como Ponte Metálica, Estoril, a casa de show O Pirata e o calçadão da Praia de Iracema. Os alunos conheceram também a área onde será construído o aquário da cidade, uma obra enorme e que gera uma série de discussões contra e favoráveis a tal equipamento.

O segundo percurso foi feito na zona Oeste da cidade, no qual foi possível visualizar os contrastes sociais: a presença do Marina Park Hotel (5 estrelas) e casa de show Mucuripe Club, próximo a imensa área de favela (arraial Moura Brasil, Pirambu). No litoral oeste, o grupo visitou o Projeto Vila do Mar que consiste na construção de um calçadão na praia do Grande Pirambu, o qual promoveu remoção de população para conjuntos habitacionais para bairros vizinhos na antiga zona industrial da Francisco Sá, área em processo de refuncionalização, com verticalização e atração de construções ligadas ao projeto minha casa, minha vida.

Foi feita uma visita ao Departamento de Geografia da UFC onde os alunos conheceram todos os laboratórios e detiveram-se principalmente no Laboratório de Planejamento urbano e Regional, sede do núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles, momento em que foram apresentadas as linhas e projetos de pesquisas em andamento. O tema “Megaeventos” (Copa do Mundo 2014) gerou grande debate, pois Fortaleza e Natal serão cidades sedes e a temática está sendo aprofundada pelos pesquisadores do LAPUR.

Projeto Trilhas Urbanas – alunos visitando Fortaleza

O terceiro percurso foi realizado no centro tradicional permitindo discussões sobre a formação socioespacial do Ceará, as transformações no espaço urbano fortalezense, o surgimento dos primeiros bairros e de novas centralidades, a refuncionalização do centro (clínicas populares, comércio informal, etc) e visita aos novos e antigos lugares lazer e de encontros. A discussão sobre a dinâmica litorânea e a transformação de Fortaleza em cidade turística apontou para reflexões sobre patrimônios históricos, sua valorização, preservação e os tipos de tombamentos existentes.

“O trabalho de campo foi bastante proveitoso possibilitando a troca de conhecimentos e experiências entre alunos e professores de ambas as instituições. Atividades como esta contribuem para uma melhor interação entre universidades e também possibilita um aprofundamento nas discussões acadêmicas”, explica a professor Clélia Lustosa.

Leia também:

O direito à cidade em disputa: o caso da Zeis do Lagamar (Fortaleza-CE)

A urbanização vai à praia

Última modificação em 12-12-2012 22:47:45

 

Tags: , , ,