Como é tradição, todos os anos, desde 1996, o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, o Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico (Instituto do Ceará) e o Observatório das Metrópoles Núcleo Fortaleza comemoram o dia da elevação de Fortaleza à categoria de vila (dia 13 de abril) com uma reflexão sobre a cidade e trabalho de campo no centro tradicional. Esta atividade desenvolve-se através do projeto de extensão Trilhas Urbanas: Percursos Geográficos na Cidade de Fortaleza.

A data foi escolhida pelo Instituto do Ceará, tendo o Prof. Liberal de Castro indicado o dia de elevação de Fortaleza à categoria de vila, 13 de abril de 1726, como o marco principal de urbanidade.

Neste ano, por conta do lockdown, no dia 13 de abril (terça feira), às 15hrs, será realizada a live “Os tipos pitorescos da Fortaleza Antiga”, com a participação do historiador Juarez Leitão, sócio efetivo do Instituto do Ceara e da Academia Cearense de Letras, tendo como mediadora a geógrafa Clelia Lustosa, coordenadora do Núcleo Fortaleza.

Juarez Leitão, poeta e escritor, autor de vários livros e biografias, é pesquisador da história do Ceará e um excelente contador de causos. Dentre as suas publicações, “A Praça do Ferreira: República do Ceará-Moleque”, publicado em 2002, é uma referência do seu estilo.

Durante a live, haverá o lançamento de vídeos sobre o projeto, incluindo um sobre o trabalho de campo da iniciativa, ponto auge das comemorações e reflexões sobre a cidade, e que envolve centenas de estudantes de ensino fundamental, médio, superior, além de outros interessados.

Acompanhe a transmissão através do canal do LAPUR UFC no Youtube!