Rede de Observatórios promove seminário sobre tecnologias, dados e políticas públicas

Por Adriano Zerbielli¹

A Rede de Observatórios, que é formada por 23 observatórios sociais sediados no estado do Rio Grande do Sul, incluindo o Observatório das Metrópoles Núcleo Porto Alegre, realizou nos dias 30 e 31 de outubro, o IX Seminário de Observatórios: tecnologias, dados e políticas públicas.

Representantes dos Observatórios que participaram do evento.

O evento contou com a presença de gestores públicos, pesquisadores, estudantes, além do público externo, e teve por objetivo proporcionar espaços de discussão e análise sobre a produção e o acesso a dados no atual contexto das transformações tecnológicas, visando a democratização da informação e a potencialização das políticas públicas; analisar o impacto das transformações tecnológicas nos processos de produção e análise de dados, além de fortalecer os observatórios enquanto organizações comprometidas com a democratização da informação.

O seminário teve como conferencista na abertura o prof. Dr. Davi Moreira (UFPE) que tratou do tema Tecnologias, Dados e Políticas Públicas: desafios no cenário contemporâneo. Já no segundo dia, o pesquisador Dr. Tarson Núñes (DEE-RS) e Luis Puchalski (IBGE) trataram sobre o tema da Produção e Análise de Dados no Brasil e no Rio Grande de Sul: perspectivas e críticas. A palestra de encerramento contou com a profª. Dra. Anne Clinio (FIOCRUZ), e novamente com o prof. Dr. Davi Moreira para tratarem sobre o tema Observatórios, Tecnologias e Democracia: desafios contemporâneos.

Além disso, o evento procurou promover oficinas de formação para o manuseio e tratamento de dados com o uso de tecnologias informacionais. Neste sentido, foram ministradas oficinas de Introdução à Estatística, Introdução ao Excel, Introdução ao SPSS e Introdução ao “R”.

Oficina de Introdução ao “R” ministrada pela MS. Aline Krüger Dalcin.

Houve ainda espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos e de pesquisadores das áreas de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Economia, Educação, Serviço Social, e outras áreas afins, em que foram expostos estudos, pesquisas em andamento e artigos científicos relacionados à temática do evento.

Neste ano houve também a exposição de banners contendo os objetivos e as temáticas que orientam os estudos de cada observatório que integra a Rede de Observatórios.

O bolsista e pesquisador, Adriano Zerbielli, apresentando as linhas de pesquisa e os projetos do Núcleo Porto Alegre.

Esta nona edição do Seminário contou com apoio de programas de pós-graduação da UERGS, da Unisinos, da UFRGS e da UniLaSalle, além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPERGS). A realização ficou a cargo do Instituto Humanitas Unisinos (IHU). O Seminário de Observatórios é uma iniciativa conduzida pela Rede de Observatórios que há nove anos promove o debate sobre o papel, as metodologias e os impactos desses grupos de pesquisa como ferramentas estratégicas para a produção e disseminação do conhecimento.

¹ Adriano Zerbielli é pesquisador do Observatório das Metrópoles Núcleo Porto Alegre, atuando no projeto financiado pelo CNPq “Direito à cidade, mercantilização, financeirização e transformações no regime urbano: o caso da metrópole de Porto Alegre”. Possui graduação em Administração e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Tags: , , ,