Revista e-metropolis – Chamada para cadastro de novos avaliadores

Com o objetivo de ampliar o número de colaboradoras/es, a Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais e-metropolis convida profissionais interessados em compor seu corpo de avaliadores.

Coordenada pela rede INCT Observatório das Metrópoles e sediada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a e-metropolis completa dez anos em 2020. Conduzida por uma equipe de professores(as), pesquisadores(as) e estudantes de pós-graduação, foi criada com o objetivo principal de suscitar o debate e incentivar a divulgação de trabalhos do campo do planejamento urbano e regional e áreas afins. Nestes dez anos, a revista se consolidou como um importante veículo de difusão do conhecimento nessa área e inovou ao procurar interagir com as artes, a literatura e os estudos em comunicação.

Publicadas trimestralmente, as edições da e-metropolis mantêm, em geral, uma estrutura que se compõe em duas partes. Na primeira, encontram-se os artigos estrito senso, submetidos ao corpo editorial da revista e revisados por pares, conforme o formato blind-review. A segunda parte é composta por uma entrevista, por resenhas de obras recém-lançadas (livros e filmes), pela seção especial – que traz a ideia de um texto mais livre e ensaístico sobre temas que tangenciem as questões urbanas – e, finalmente, pelo ensaio fotográfico, que faz pensar sobre as questões do presente da cidade por meio de imagens fotográficas.

A submissão de propostas de artigos, ensaios fotográficos, resenhas e textos para a seção especial em fluxo contínuo, pode ser realizada através do acesso ao sistema de gerenciamento da revista (clique aqui).

No mesmo sistema, os(as) profissionais interessados(as) em fazer parte do corpo de avaliadores podem se cadastrar, criando uma conta e preenchendo um formulário simples (clique aqui). Cabe ressaltar que a atividade de revisor(a) é realizada de forma voluntária, sem remuneração, podendo ser incluída como item do Currículo Lattes e emitida declaração pelo corpo editorial da e-metropolis para a devida comprovação.

As pessoas interessadas em exercer a função de revisor(a) da e-metropolis devem:

  1. Ter disponibilidade para avaliação de artigos, no formato blind-review;
  2. Possuir título de doutorado ou estar cursando doutorado em planejamento urbano e regional, arquitetura e urbanismo, geografia, economia, ciências sociais, sociologia ou antropologia;
  3. Possuir título de doutorado em qualquer área, desde que tenha atuação na área dos estudos urbanos e regionais.

Em caso de dúvidas, entrar em contato através do e-mail: editorial.emetropolis@observatoriodasmetropoles.net

 

Tags: , ,