A Revista “O Social em Questão”, publicação do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, abriu chamada de artigos para a sua edição número 53 (2022.2), com o tema “Habitação social e a cidade latino-americana.

O número, que será organizado por Rafael Soares Gonçalves (PUC-Rio), Leandro Benmergui (Purchase College – SUNY) e Maria Cristina Cravino (UNGS), pretende incentivar o debate sobre habitação social e a configuração das cidades latino-americanas. Os artigos devem ser submetidos até o dia 31 de outubro de 2021.

A seguir, confira a apresentação da chamada:

Capa da edição nº 51.

Estudos sobre habitação social na América Latina têm sido objeto de renovado interesse pelas ciências sociais desde a segunda metade do século XX. Novas abordagens, arquivos, releituras de fontes tradicionais a partir de novas perspectivas e de questões mais contemporâneas permitiram a renovação destes estudos. Dentro destas perspectivas, há um interesse em compreender diferentes questões locais dentro de contextos mais globais e processos históricos transnacionais. Desta forma, a habitação não é apenas parte das divisões locais e das políticas municipais, estaduais e nacionais, mas integra também circuitos de produção global de conhecimento com a circulação de teorias, de figuras ligadas ao pensamento urbano, consultores internacionais, especialistas, assim como de representantes do capital público e privado interessados na transformação urbana das sociedades latino-americanas.

A partir do segundo pós-guerra, a questão da habitação, como parte da produção da cidade latino-americana, tornou-se um objeto particular de debates sobre pobreza, desenvolvimentismo, modernização, relações internacionais no contexto da Guerra Fria e políticas para a consolidação do mercado imobiliário. Ao mesmo tempo, movimentos sociais de bairro e políticos distintos, que defendiam melhorias urbanas e habitacionais, apropriaram-se da linguagem tecnocrática para melhorar a qualidade de vida, radicalizando as demandas por reformas urbanas e o direito à cidade.

Este dossiê é resultado de pesquisas realizadas no âmbito do projeto Capes Print (A cidade informal no século XX: política urbana e administração de populações) e visa contribuir às pesquisas que vêm sendo realizadas sobre a temática por pesquisadores do Brasil e da América Latina. O dossiê receberá contribuições de diferentes disciplinas das ciências sociais, procurando incentivar o debate sobre habitação social e a configuração das cidades latino-americanas, em um sentido amplo, analisando como modelos e teorias têm circulado para forjar experiências únicas no continente.

Saiba mais no site da revista (CLIQUE AQUI). Contato: osq@puc-rio.br