A partir de 08 de março (segunda-feira), às 19h, terá início a Semana 8M: Mulheres, Espaço e Políticas Públicas, iniciativa do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Espaço e Políticas Públicas (NUGEPP/UFRJ), em parceria com o Observatório das Metrópoles, que tem por objetivo debater as questões urbanas e públicas relativas à vida das mulheres.

O evento será totalmente gratuito e on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube e página do Facebook do Observatório das Metrópoles, com a possibilidade de acesso posterior às gravações.

A programação foi pensada a partir das sugestões das pesquisadoras do NUGEPP e do Observatório, que trabalham diretamente com as questões relativas às mulheres na cidade e no âmbito da vida pública. Para tanto, foram organizadas quatro mesas que abordarão desde as questões mais teóricas até os assuntos mais práticos das vivências das mulheres na realidade brasileira.

A primeira mesa, de Abertura, no dia 08 de março (segunda, 19h), com a participação de Carla Rodrigues, filósofa e professora de ética do IFCS/UFRJ, e de Mariana Werneck, pesquisadora do Observatório das Metrópoles, busca dar o tom dos debates desenvolvidos no NUGEPP: reflexão sobre a vida das mulheres, a partir das questões contemporâneas, considerando os impactos mais profundos e relevantes sobre a convivência coletiva.

A segunda mesa, Mulheres e Políticas Públicas, no dia 09 de março (terça, 19h), composta por Carolina Stuchi, professora da UFABC, e Joyce Trindade, atual Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher do Município do Rio de Janeiro e aluna do GPDES, tem como objetivo tocar em setores das políticas públicas que, infelizmente, não deixam de ter sua emergência: a assistência social e o enfrentamento à violência contra as mulheres.

A terceira mesa, Mulheres e Futebol, em 10 de março (quarta, 19h), será formada por Silvana Goellner, professora aposentada da UFRGS, e Isabelly Morais, jornalista e a primeira mulher a narrar uma partida de futebol em Minas Gerais e na Copa do Mundo pela Fox Sports. Essa mesa tem como objetivo problematizar a participação das mulheres no espaço público, mais especificamente no mundo do futebol, no qual o patriarcado ainda está muito presente. A importância do futebol para a vida pública brasileira é inegável. Vamos pensar sobre com a participação das mulheres nos espaços de lazer, compartilhamento comunitário e identidades é primordial para a cidadania.

A mesa de encerramento, em 11 de março (quinta, 19h), Mulheres e Cidade, composta por Poliana Souza, coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas de Belo Horizonte, e Tainá de Paula, vereadora do Rio de Janeiro, traz como pergunta principal: como e por que as políticas urbanas, em especial as de habitação, devem ser inspiradas pelas lutas feministas?

Muitas perguntas, muitas ideias e muitas mulheres agindo e pensando sobre como melhorar nossas vidas. Melhorar a vida das mulheres é melhorar a vida de todos. Venham debater com a gente!!!!

Semana 8M: Mulheres, Espaço e Políticas Públicas
Data: 08 a 11 de março de 2021
Horário: 19:00
Transmissão: Youtube e Facebook
Inscrições: Evento aberto e gratuito, sem inscrição prévia.