Acontecerá, entre os dias 22 e 24 de junho, o Seminário Nacional do Termo Territorial Coletivo. O evento consistirá em uma série de atividades com o objetivo de apresentar o Termo Territorial Coletivo (TTC) para diferentes pessoas e organizações que atuam no campo do direito à moradia.

O Termo Territorial Coletivo (TTC) é um modelo de gestão comunitária do território caracterizado pela separação entre a propriedade da terra (coletiva) e das construções (individual) e que garante a permanência das comunidades em seus territórios e promove seu fortalecimento, garantindo moradias acessíveis economicamente para famílias de baixa renda. O modelo foi criado nos Estados Unidos e se disseminou por diversos países como Bélgica, Bolívia, Inglaterra, Porto Rico e Quênia.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de junho, acesse: bit.ly/SeminarioTTC

Desde 2018, formou-se um Grupo de Trabalho no Rio de Janeiro que busca trazer o Termo Territorial Coletivo para o país, estudando maneiras de viabilizar sua implementação nas favelas e outros assentamentos da cidade. O grupo hoje conta com mais de 200 participantes, representando dezenas de instituições e comunidades do Rio, e atualmente se encontra em um movimento de expansão e difusão do TTC nacionalmente.

Para mais informações, visite: termoterritorialcoletivo.org