O Observatório das Metrópoles divulga a chamada de trabalhos para o Seminário Temático  “Para além da democracia: dores e prazeres na cidade”, que faz parte do XXIV encontro da ANPUH-SP, que ocorrerá de 3 a 6 de setembro de 2018, na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, campus Guarulhos.

O seminário conta com a coordenação de Fernando Pinho e Robert Pechman (UFRJ) — parceiros da nossa rede de pesquisa.

CHAMADA DE TRABALHOS

Convidamos a todas e todos para submissão de trabalhos ao Seminário Temático 30 “Para além da democracia: dores e prazeres na cidade”, a ser realizado no XXIV encontro da ANPUH São Paulo. Nosso ST tem por finalidade reunir trabalhos sobre a vida urbana, suas formas de organização e as múltiplas relações instauradas na cidade, as quais fazem deste espaço muito mais do que um elemento geográfico.

Para além do espaço das relações de produção, a cidade é, por excelência, o lugar da produção de relações. Portanto, serão bem-vindos os trabalhos que tematizem a cidade como o lugar do encontro, da convivência, da solidariedade e dos prazeres, mas que abordem também a cidade em seus momentos de desencontro, intolerância, desigualdade e dor.

De fato, estes dois sentidos sobre a cidade não são excludentes entre si. Na modulação entre civilização e barbárie, entre Eros e Tânatos, o que importa nessa discussão é colocar em palavras as possibilidades que o viver na cidade aponta, tanto para a celebração dos sujeitos e da vida social como para o seu apagamento e morte.

Informações importantes:

• Para apresentação de trabalho no seminário temático, o/a proponente (de qualquer área do conhecimento) deverá ser, no mínimo, graduando/a.

• Para inscrição, além dos dados pessoais, é necessário o título do trabalho e um resumo com no máximo 2800 caracteres.

• Submissão de resumo ao seminário: de 29 de março a 3 de maio

Entrega do texto completo para publicação nos anais: 5 de julho

Inscrições e mais informações, no endereço:

http://www.encontro2018.sp.anpuh.org/