Seminário Paris, metrópoles – o desafio da governança

By 23/11/2011dezembro 18th, 2017Eventos

O INCT Observatório das Metrópoles será um dos representantes do Brasil no seminário internacional “Paris, metrópoles. Le défi de la governance”, que será realizado nos dias 01 e 02 de dezembro, na capital francesa. Iniciativa do vice-prefeito de Paris, Pierre Mansat, o ciclo de seminários traz como tema a governança metropolitana e coloca, neste primeiro encontro, o sistema administrativo da metrópole parisiense em debate comparativo com outras grandes cidades mundiais.

Segundo documento assinado por Pierre Mansat, o seminário “Paris Métropole” é organizado pela Cidade de Paris e se destina a ser um encontro anual internacional sobre a questão da governança, constituindo um modo de abordar o tema sob um ângulo inovador: ligado a uma reflexão cientifica e exploratória.

“Paris tem como destino amparar os debates sobre governança metropolitana nas próximas décadas. A cidade deve não apenas assumir o seu papel de liderança na construção metropolitana, mas igualmente seu estatuto de metrópole mundial”, afirma o vice-prefeito.

Segundo Mansat, neste primeiro encontro, o que se quer não é uma solução definitiva para a questão da governança, mas colocar o tema sob o ponto de vista de novas proposições. “Esta primeira edição colocará na ordem do dia os debates políticos centrais aos quais somos confrontados: solidariedade financeira, habitação, identidade cosmopolita, cidadania. É essencial para o debate a construção de políticas comuns relacionadas a esses temas”, explica.

O Observatório das Metrópoles será representado pelo professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional do instituto, que irá participar do workshop “La démocratie locales et les gouvernances des metrópoles”, no qual será abordado o caso do Rio de Janeiro.

Para mais informações acesse: parismetropolitaine.fr