A Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Rio de Janeiro (AGB-Rio), através do Grupo de Trabalho (GT) de Urbana, realizará, entre os dias 02 e 11 de março de 2021, o Seminário Recordar para não (re)viver: Lutas urbanas no contexto da ofensiva neoliberal.

O evento tem por objetivo discutir elementos cruciais das principais lutas urbanas que marcaram o Rio de Janeiro nos últimos anos. Temáticas como remoções forçadas, segurança pública/violência policial, privatização de serviços e equipamentos públicos, direito ao trabalho, aos transportes, à moradia, ao lazer e à educação serão debatidas junto com representantes de movimentos e articulações sociais e pesquisadoras/es que pautaram o debate sobre a cidade nos anos recentes.

Conforme a apresentação do seminário:

Além de realizar um resgate a respeito dos modelos de cidade em disputa e dos sujeitos coletivos que lutaram, resistiram, amargaram derrotas, mas também tiveram importantes conquistas, será feito um esforço para analisar e se preparar para o cenário político que se apresenta para os próximos anos no Rio de Janeiro: uma gestão que já conhecemos, mas que agora será executada em um contexto político e econômico completamente diferente, podendo levar a novas formas de violência e de expropriação no espaço urbano. Já conhecemos as estratégias discursivas que são praticamente estandartes desta gestão: “revitalização” da cidade, “modernização” dos serviços e equipamentos públicos e planejamento estratégico. Como podemos nos preparar e nos organizarmos para o que virá, agora num cenário de recessão econômica?

Organizado em eixos temáticos, o evento será composto por cinco mesas virtuais, transmitidas através do canal da AGB-Rio no Youtube. O Observatório das Metrópoles estará representado no evento pelos pesquisadores Mariana Werneck e Orlando dos Santos Jr., convidados da mesa intitulada “O direito de viver, circular e trabalhar na cidade”, que ocorrerá no dia 10 de março (quarta-feira), às 19hrs. Maria dos Camelôs (MUCA), Tarcísio Motta (PSOL) e Adrielle Saldanha (mediação/AGB-Rio) também participarão do debate.

Informações para quem desejar certificado de participação*:

  • Associadas/os da AGB-Rio: Após a atividade, é só mandar e-mail para agb.riodejaneiro@gmail.com, informando o número de associação e a atividade que acompanhou.
  • Não associadas/os: A AGB-Rio cobrará uma taxa de 10 reais por certificado. As orientações para o pagamento ocorrerão durante a atividade. Depois, é só mandar e-mail para agb.riodejaneiro@gmail.com informando para qual atividade deseja o certificado, junto com o comprovante de pagamento.
  • Informações para quem deseja se associar: consulte em https://agb-rio.webnode.com.br/associe-se/

*Observação: O evento será transmitido pelo canal no Youtube da AGB-Rio. Pessoas não associadas e que não desejarem certificado poderão acompanhar livremente.