Seminário Segregação e Crescimento Urbano na Região Metropolitana de Maringá

O Observatório das Metrópoles-Núcleo Região Metropolitana de Maringá promove o Seminário Segregação e Crescimento Urbano na Região Metropolitana de Maringá (RMM), em parceria com o Fórum Maringaense pelo Direito às Cidades, o Departamento de Ciências Sociais e a UEM, nos dias 09 e 10 de dezembro, no auditório do bloco H-35, na UEM.
Este evento se insere nas atividades de pesquisa e monitoramento das Políticas Públicas implementadas na RMM bem como dos pressupostos, alcances e limites das mesmas. Trata-se da apresentação de alguns resultados de pesquisas realizadas no corrente ano, por docentes e discentes pesquisadores do Observatório, relacionadas às ações do poder público e dos agentes imobiliários que consolidam a ocupação urbana regional.
Também faz parte da programação do evento o acompanhamento do processo de remoção das 137 famílias do Conjunto Mutirão para o Residencial Mauá em Sarandi, como cumprimento a uma das diretrizes da “Relatoria Especial da ONU para Moradia Adequada” (www.direitoamoradia.org), que prevê a participação de “observadores independentes devidamente identificados que devem estar presentes para garantir que não sejam utilizadas força, violência ou intimidação” (p.18).
As entidades reunidas no Fórum Maringaense pelo Direito às Cidades cumprirão esta importante atividade e convidam os demais segmentos da sociedade, especialmente a imprensa para acompanhar o processo.
 

Tags: ,