Traços de um Novo Perfil Demográfico na Região Metropolitana de Fortaleza-CE

O artigo de Luiz Raphael da Silva traz uma análise geográfica comparativa da efervescência da religiosidade contemporânea, a partir da perspectiva de territorialidades religiosas na escala da Metrópole Fortaleza, considerando estratégias do Santuário de Nossa Senhora da Assunção e do Ministério Canaã da Assembléia de Deus, que têm provocado mudanças no espaço urbano metropolitano, ocupando o espaço laico da metrópole com espetáculos religiosos, frutos da mudança no perfil religioso da população.

Tal mudança pode ser comprovada através de análises comparativas dos Censos demográficos do IBGE de 1991 e 2000 e de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF.

O texto aborda também o processo de ressignificação dos dois grupos religiosos na formação de um espaço de práticas sacro-profanas, processo este capaz de influenciar o planejamento urbano dos espaços de vulnerabilidade da Metrópole Fortaleza.

Luiz Raphael Teixeira da Silva é Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, pesquisando territorialidades religiosas e espetáculos religiosos no espaço metropolitano.

Clique aqui e leia o artigo na e-metropolis n°4.

 

Escrito por Observatório|Última atualização em Qua, 16 de Março de 2011 23:21

 

Tags: , , ,