Trilhas Urbanas: a Fortaleza de Virgilio Távora

O projeto de extensão Trilhas Urbanas: Percursos Geográficos na Cidade de Fortalezarealizado pelo Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR/UFC), em parceria com Instituto do Ceará e o Observatório das Metrópoles Núcleo Fortaleza, no âmbito do Outubro Cultural, homenageia o governador Virgílio Távora, em seu centenário de vida.

Durante os meses de outubro e novembro, o projeto Trilhas Urbanas destaca o papel do governador Virgílio Távora no planejamento governamental e na modernização do Ceará do século XX. O projeto convida professores da educação básica, média e superior, do ensino público e privado, a mobilizarem seus alunos para conhecer a Fortaleza de Virgílio Távora, contribuindo para despertar o interesse pelo conhecimento da cidade de Fortaleza e a preservação do seu patrimônio histórico

Biografia:

Virgílio de Morais Fernandes Távora (1919-1988), deputado federal, senador, governador e ministro, pensou o desenvolvimento com base na industrialização e em empreendimentos âncoras como refinaria de petróleo e siderúrgica, porto do Pecém, que só seriam concretizados, em parte, no século final do século XX. Com trajetória marcada pela implantação de novo modelo de gestão no Estado, exerceu dois mandatos como chefe do Executivo Estadual (1963 a 1966 e 1979 a 1982), implantando planejamento governamental (PLAMEG I e II), que permitiu avanços econômicos no estado. Levou energia da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso para o Ceará, criou o Distrito Industrial de Maracanaú, construiu o Palácio da Abolição e projetou o Centro Administrativo do Cambeba. Foi um dos constituintes de 1988 mais atuantes, defendendo projetos para o Nordeste.

Para agendar a atividade (manhã ou tarde de segunda a sábado), é necessário entrar em contato pelos telefones:
Telefone/WhatsApp: (85) 3366-9857 / (85) 99293-5773 / (85) 99964-7349
Local: Instituto do Ceará – Rua Barão do Rio Branco, 1594 – Centro – ao lado da Igreja do Carmo

 

Tags: , , , ,