Trilhas Urbanas Fortaleza 292 anos

O Núcleo Regional Fortaleza do INCT Observatório das Metrópoles, o Instituto do Ceará e o Departamento de Geografia da UFC convidam para “Trilhas Urbanas Fortaleza 292” — em comemoração ao aniversário da capital. O evento acontece de 6 a 8 de abril no Instituto do Ceará.

Em 2018, também em comemoração aos 60 anos do Cinema São Luís, o evento contará com a palestra “Fortaleza e a sétima arte”, com a participação do Prof. Ary Bezerra Leite (UECE), autor dos livros “Fortaleza e a Era do Cinema: Pesquisa Histórica “– Volume I: 1891-1931; “História da Energia no Ceará”, “A tela prateada” (cidade de Fortaleza 1897-1959 – do Cinematógrafo aos anos 50) e “Memória do cinema: os ambulantes no Brasil”.

O evento será realizado no Instituto do Ceará, uma das mais antigas e prestigiadas instituições e uma referência arquitetônica no centro de Fortaleza.

TRILHAS URBANAS

O projeto de extensão Trilhas Urbanas visa propiciar uma leitura geográfica e histórica da cidade a partir da elaboração de roteiros de percursos urbanos em Fortaleza, sobretudo na área central. Para a realização das atividades são definidas temáticas que irão nortear o percurso, com leituras e produção de material (mapas, textos, apresentação de slides, dentre outros).

O centro da cidade foi selecionado por constituir um patrimônio de valor inestimável, pois a cidade de Fortaleza se originou ali e por caminhadas pelas ruas e observando a paisagem e as modificações no tempo e no espaço é possível “redescobrir” o centro de Fortaleza.

Temáticas como maritimidade, turismo, lazer, educação patrimonial, discurso médico-higienista, vulnerabilidade socioambiental e outras são discutidas ao longo do percurso. Além disso, o projeto utiliza-se de uma metodologia importante no ensino de Geografia, a aula de campo, permitindo aos participantes enxergar a Geografia em suas atividades muitas vezes rotineiras, despertando neles um olhar diferente sobre a cidade.

O público alvo é estudantes da educação básica e superior, de instituições pública e privada. O projeto é coordenado pela Professora Dra. Maria Clelia Lustosa Costa e tem como bolsista Rachel Vieira de Araújo (graduada em Geografia Licenciatura pela UFC), os demais pesquisadores do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional – LAPUR participam das atividades como monitores e contribuindo para a elaboração de percursos e materiais.

O projeto é financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC e tem como colaboradores o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), a Pós Graduação em Geografia da UFC e o Observatório das Metrópoles – Núcleo Fortaleza. As atividades do projeto acontecem o ano inteiro e os interessados podem entrar em contato e agendar sua trilha.

Para mais informações, acesse o site do LAPUR.

PROGRAMAÇÃO

06/04/2018 – sexta feira

14h – Visita Guiada ao Museu Barão de Studart

15h – PALESTRA: ” Fortaleza e sétima arte”

Prof. Ary Bezerra Leite (UECE), autor dos livros Fortaleza e a Era do Cinema: Pesquisa Histórica – Volume I: 1891-1931; A tela prateada (cidade de Fortaleza 1897-1959 – do Cinematógrafo aos anos 50) e Memória do cinema: os ambulantes no Brasil.

08/04/2013 – Sábado – 8h – TRILHAS URBANAS

Percursos:

• Fortaleza e o mar – Prof. Tiago Castro

• Geometria territorial do Poder – Prof. Alexandre Queiroz ;

• Espaços de vida e de morte – Profa. Clélia Lustosa;

• Espaços de lazer e de trabalho  – Profa. Alexsandra Muniz.

Início da Trilha: Instituto do Ceará, na R. Barão do Rio Branco 1594 – Centro.  Fone: 3231.6152

Inscrições na hora ou antecipada pelo site

Inscrição de escolas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKCHU9bF-frFbYWysqirM5M11WpJAbcpBuivHc10em6b8VnQ/viewform

Promoção:

Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico);

Observatório das Metrópoles–Núcleo Fortaleza;

Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR-UFC);

Pós-graduação em Geografia–UFC;

Informações: telefone 33669857 (LAPUR)

 

Tags: , ,