A União de Ciclistas do Brasil (UCB), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), WRI Brasil, Abradibi, Abraciclo, Aliança Bike, Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Tembici, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançou a Pesquisa Pública para Estratégia Nacional da Bicicleta.

O questionário, disponibilizado de forma virtual, é destinado a todas as pessoas com idade mínima de 15 anos, ciclistas ou não ciclistas, de todas as cidades do Brasil. As respostas servirão como base para a construção de um amplo plano nacional de ações para o desenvolvimento da mobilidade por bicicleta até 2030. Saiba mais em: uniaodeciclistas.org.br/pbb.

Segundo o coordenador do Projeto e do GT Políticas Públicas da UCB, Yuriê Baptista, o estudo vai contribuir para a elaboração de ações mais eficazes. “A pesquisa é importante para entender a opinião da população brasileira sobre as políticas de estímulo ao uso da bicicleta. Com a coleta de informações, a Estratégia Nacional da Bicicleta poderá ser construída de forma a superar os desafios para que todos possam pedalar com segurança e conforto”, explicou.

Ainda segundo Baptista, a elaboração das questões envolveu as diferentes organizações que atualmente compõem o grupo gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta, uma ação resultado do Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional Urbano, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A construção da Estratégia é um desdobramento da sanção do Programa Bicicleta Brasil (PBB), Lei nº 13.724/18.

Para responder o questionário são necessários cerca de 10 minutos. Acesse: http://bit.ly/pesquisanacionalbicicleta

Mais informações sobre o PBB e a Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta, consulte em: uniaodeciclistas.org.br/pbb. Contato da União de Ciclistas do Brasil (UCB): contato@uniaodeciclistas.org.br / cel: (71) 98133-5252 – Erica Telles