Skip to main content

Um novo jeito de andar pelo mundo

By 22/05/2013janeiro 29th, 2018Revistas Científicas

Um novo jeito de andar pelo mundo

Conhecida como bike em inglês; vélo em francês, ou de forma mais poética chamada de petite reine (pequena rainha); Fahrrad, ou simplesmente Rad, em alemão; fiets, em holandês; cykel em sueco; para os mais íntimos, em português, como magrela, a bicicleta passou a dominar os cenários das cidades da Europa e do mundo. Com o título “Um novo jeito de andar pelo mundo”, o ensaio fotográfico desta edição da e-metropolis, realizado por Lua Gill da Cruz, é, justamente, um registro visual da relação entre bicicleta e cidade, nesse caso a onipresença da magrela nas cidades europeias.

A bicicleta é sem dúvida mais do que um meio de transporte. O escritor uruguaio Eduardo Galeno, em seu livro “Los Hijos de Los Días”, lembra de seu papel na emancipação feminina. Ele conta que por causa da bicicleta as mulheres moviam-se por conta própria, desertavam da casa e disfrutavam do perigoso gosto da liberdade.

Com o título “Um novo jeito de andar pelo mundo”, o ensaio fotográfico desta edição é, justamente, um registro visual da relação entre bicicleta e cidade, nesse caso a onipresença da magrela nas cidades europeias. O ensaio foi feito pela estudante de Letras Português/Francês na Universidade Federal de Pelotas Lua Gill da Cruz, que atualmente trabalha como assistente de língua portuguesa pelo Ministério da Educação Francês, na Île-de-France. Neste período, realizou várias viagens pela Europa que possibilitaram a seleção das fotografias para este ensaio.

Para ver o ensaio fotográfico “Um novo jeito de andar pelo mundo”, acesse a versão completa da Revista eletrônica e-metropolis edição nº 12 aqui.

 

Última modificação em 22-05-2013