Vídeo | Como planejar o crescimento das cidades

O Observatório das Metrópoles divulga o 3º episódio da série “Desenvolvimento Urbano”, produzida pelo Canal Futura, que tem como tema “Como planejar o crescimento das cidades”. O vídeo mostra a contradição no planejamento das cidades, sobretudo como o planejar atende aos interesses de grupos específicos e não a totalidade da população. Para a luta por cidades mais democráticas surgiu o Movimento da Reforma Urbana e foi criado o Estatuto da Cidade. Participam do episódio Orlando dos Santos Jr. (Observatório das Metrópoles), Ermínia Maricato (USP) e outros pesquisadores.

A série “Desenvolvimento Urbano” é uma realização do Canal Futura, em parceria com a Fundação Vale o Ministério das Cidades. Em um contexto histórico no qual o debate sobre o direito à cidade se torna vital, a Rede Observatório acredita que materiais de audiovisual como o do Canal Futura são valiosos para alcançar um público maior e ampliar o debate sobre o urbano, e a construção de territórios mais democráticos e cidadãos.

Pesquisadores da Rede Observatório participam da série, como Orlando Alves dos Santos Jr., Luciana Lago e Ana Cláudia Cardoso.

EPISÓDIO 3 – Como planejar o crescimento das cidades

As grandes contradições no planejamento das cidades é o tema principal desse episódio. O documentário mostra como, dependendo do modelo de planejamento, as cidades acabam se tornando cidades divididas e segregadas.

Alguns especialistas trazem para o debate que a principal questão não é a falta de planejamento mas sim o planejamento feito para servir grupos específicos e não a totalidade da população.

Para evitar isso, o episódio mostra alguns recursos que fazem parte do Movimento da Reforma Urbana, que surgiu em defesa de cidades mais justas. Um exemplo é a Função Social da Cidade.

O programa apresenta também o Estatuto da Cidade e os instrumentos que permitem realizar um planejamento mais justo e integrado. Exemplos de planejamento através da criação de Planos Diretores em São Paulo e em Belterra, no Pará, mostram bem que, quando o poder público está disposto a realizar um planejamento justo, isso é possível.

Última modificação em 22-02-2016 23:27:13

 

Tags: , , ,