VÍDEO: Democracia Participativa e a Libertação da Cidade

By 04/04/2013janeiro 19th, 2018Eventos, Vídeos

Já está disponível o vídeo da XII Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa, realizada em Porto Alegre. Na conferência inaugural o coordenador do INCT Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar Ribeiro, mostra que um novo contexto global surge a partir das ações dos movimentos democráticos que buscam libertar a cidade e retomar os debates sobre as crises urbanas. Nesta perspectiva, o tema da cidade e da vida na cidade ganha um contorno central para a efetivação da democracia participativa. “Mudar a cidade é dar uma direção emancipadora à sociedade urbana em emergência”.

O professor Luiz Cesar Queiroz Ribeiro participou da Conferência inaugural da OIDP, no dia 11 de junho de 2012, no Teatro Renascença, em Porto Alegre, tendo como debatedor o professor Luciano Fedozzi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles. A partir do tema “Democracia na cidade e Grandes Transformações Urbanas”, Luiz Cesar comentou sobre a “centralidade da cidade” na reflexão sobre os impasses da sociedade atual e na busca de caminhos que conduzam as sociedades para um mundo melhor, de liberdade, igualdade, justiça e de realização humana.

“Não se trata apenas do fato da população do globo estar vivendo em cidades, mas sim a constatação de que as sociedades se reproduzem por um novo modo de produção do espaço totalizador da vida e que não pode se entendido apenas pela produção e distribuição constituídas pela sociedade industrial. E um dos traços desta sociedade urbana em emergência é de um lado, a alienação dos indivíduos da sua capacidade criativa de novas formas de existência libertadoras e, contraditoriamente, ao mesmo temo em que nela encontramos a riqueza de todo tipo para a construção de novos projetos históricos individuais e coletivos. Uma sociedade urbana crescentemente rica em cultura objetiva e empobrecida de cultura subjetiva, como bem percebeu George Simmel, que permitiria aos indivíduos e grupos sociais se apropriarem dos seus recursos para a invenção do futuro”, explica.

Veja o vídeo com a Conferência de abertura abaixo.

Observatório Internacional de Democracia Participativa

Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP) foi criado em novembro de 2001, durante a Conferência de Barcelona (Espanha), como resultado concreto de um projeto B, da Rede 3 – Democracia na Cidade, no âmbito do programa URB-AL (Comissão Europeia), coordenado pela cidade de Barcelona. O objetivo era criar um espaço de debate e de intercâmbio de experiências locais de democracia participativa. Desde 2006, o OIDP trabalha em colaboração com a organização Cidades e Governos Locais Unidos, atualmente contribuindo com o desenvolvimento da produção de conhecimento inovador a serviço dos governos locais no campo da democracia participativa.

A Secretaria Técnica do OIDP é mantida, desde sua origem, pela Prefeitura de Barcelona, referência internacional no intercâmbio de experiências em democracia participativa e que aposta na cooperação entre os governos locais do mundo. O OIDP é, portanto, um centro mundial de produção de conhecimento que tem por base de trabalho a troca de experiências e que  assume cada vez mais o desafio de enveredar pelo caminho da reflexão em matéria de democracia participativa, a fim de inovar e de recomendar políticas concretas às administrações públicas de todo o mundo. Anualmente, o OIDP organiza uma Conferência Internacional que permite progredir no debate sobre a Democracia Participativa e partilhar experiências e conhecimento neste campo. Também promove a Distinção OIDP Boa Prática em Participação Cidadã que tem por objetivo reconhecer as experiências inovadoras no campo da Democracia Participativa que favorecem a participação e implicação da cidadania nos processos de elaboração e implementação das políticas públicas.

Para mais informações acesse o site da XII Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa.

 

Última modificação em 04-04-2013