Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade

Metade da população paulistana deixa de visitar parentes e amigos(as) por causa do preço da tarifa do ônibus. Isso é o que aponta a pesquisa Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade, realizado pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência e com apoio do MobCidades. O levantamento também aborda questões como o deslocamento na cidade, o uso dos meios de transportes e políticas públicas.

Cerca de metade da população paulistana usa o ônibus municipal de uma a cinco vezes por semana (48%) – pessoas que moram nas regiões Norte e Leste são as que mais usam ônibus municipal até 5 vezes por semana (51% e 49% respectivamente).

A pesquisa indica que o preço da tarifa é um problema para as pessoas que utilizam o ônibus municipal. Em 2019, 50% declaram deixar de visitar amigas(os) ou familiares sempre ou às vezes por conta do preço da passagem (19% sempre e 31% às vezes).

De modo geral, 71% dos usuários e usuárias de ônibus municipal deixaram de fazer sempre ou às vezes algumas das situações avaliadas. Entre esses, o perfil que se destaca é de mulheres (57%), pessoas autodeclaradas pretas ou pardas (57%), da classe C (54%), com renda familiar de até dois salários mínimos (46%), com Ensino Médio (44%) e, da região Leste (35%) e com 55 anos ou mais (23%).

Para conferir todos os dados, acesse o site da Rede Nossa São Paulo.

 

 

Tags: , , , ,