A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA-UFRGS) e a École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris La Villette (ENSAPLV – Escola Nacional de Paris Villette) se reúnem no Projeto de Cooperação França & Mercosul para propor o Workshop Ilha do Bororé. A partir do intercâmbio entre docentes e alunos das várias escolas parceiras, a proposta é estudar as cidades latino-americanas e suas questões urbanas específicas.

A Rede INCT Observatório das Metrópoles é uma das apoiadoras do evento, visto que conta com os pesquisadores Dra. Camila D’Ottaviano (FAU/USP) e Dr. João Rovati (UFRGS) na coordenação/organização do workshop. E também os pesquisadores Dr. Adauto Lúcio Cardoso (IPPUR/UFRJ) e Renato Pequeno (UFC) entre os convidados.

O período de inscrição é do dia 5 a 16 de março no site:

https://workshopborore.wixsite.com/borore2018

O evento acontecerá na Ilha do Bororé, região do extremo sul de São Paulo, localizada na área de Proteção aos Mananciais – APA Boroé-Colônia. Devido as suas características ambientais e paisagísticas, abrigando desde agricultores locais a novos bairros em cresicmento, a Ilha do Bororé tem como embate a expansão da cidade informal e a preservação ambiental. O Workshop tem o objetivo de discutir esta questão e estimular a proposição de soluções ou medidas que colaborem para evitar ou minimizar os impactos gerados pela expansão urbana na região.

Serão 12 dias de atividades, realizadas de 16 a 27 de abril. Na primeira semana, ocorrerão palestras e visitas de campo, finalizando com uma imersão de 3 dias na Ilha do Bororé (*).

Para conhecer e discutir o território, o workshop contará com a parceria da Casa Ecoativa, coletivo eco-cultural com importante atuação no Bororé e em outros espaços de São Paulo, de estudantes-moradores do bairro e da Escola Estadual Professor Adrião Bernardes. A segunda semana ocorrerá na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e será destinada ao desenvolvimento de propostas de projeto, os quais serão apresentadas aos moradores participantes do processo de imersão no território ao final do Workshop.

As informações mais detalhadas sobre o workshop estão no site:

https://workshopborore.wixsite.com/borore2018

Qualquer dúvida, entre em contato com:​

workshopborore@gmail.com