Quatro programas de pós-graduação sediados no Rio de Janeiro – IPPUR e PROURB (UFRJ), PPGAU (UFF) e PPGDT (UFRRJ) – em colaboração com a UERJ organizam a décima quinta edição do Seminário de História da Cidade e do Urbanismo reafirmando o objetivo definido no I Seminário de História Urbana, em 1990, de motivar o diálogo e a troca de experiências na reflexão coletiva sobre os processos de estruturação urbana e de intervenção na cidade.

Ao buscar estender o conhecimento sobre os assentamentos citadinos em suas diversas particularidades e escalas, incluindo sua expressão regional e retórica para o controle, o tema “A Cidade, o Urbano e o Humano” pretende provocar o debate sobre tais realizações originadas pelas atividades humanas. Suas morfologias, paisagens e distintas temporalidades e dinâmicas (em alguns casos rivais) traduzem arranjos, ordenamentos, urbanismos e planejamentos (por vezes às avessas). Como documentos, estas configurações territoriais revelam as tensões dos vários tempos.

As urbes contemporâneas, frente às mudanças vertiginosas na vida cotidiana dos últimos 40 anos, não podem mais ser entendidas apenas como locais da razão, do progresso ou da modernidade. As marcas destas sociedades – a individualização, a superficialidade e o isolamento – corroem o pertencimento coletivo e o pacto urbano, impondo hegemonias espaciais, cenários, muros, codificações normativas e técnicas, representações, ideologias, subjetividades e a indefinição do limite entre o público e o privado. Por outro lado, são as próprias cidades que dão partida a contra-hegemonias, lugares de sociabilidade, laços, redes e também à força da sociedade civil em restituir a esfera pública. No presente, com longas raízes do passado, são preceitos da vida dos aglomerados urbanos o avanço do informal, de outras urbanizações e práticas cotidianas, de experimentações culturais, resistências e de disputas envolvendo diversas intervenções de programas de ação e instâncias de poder.

Na perspectiva de reunir pesquisadores de diferentes saberes e campos disciplinares como Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Economia, Geografia, Sociologia, Antropologia, Filosofia e Artes na direção da História, o XV SHCU busca aglutinar os rumos da pesquisa urbana e seus enfrentamentos teóricos e metodológicos sobre os vínculos dos homens e dos grupos sociais com seu território citadino.

EIXOS TEMÁTICOS

Ideários, urbanismos e processos de institucionalização

Memória do pensamento urbanístico. História dos escritos. Escolas e filiações teóricas. Itinerários profissionais. Circulação das ideias e das práticas. Normas, planos, projetos, proposições e meios técnicos. Instituições, burocracias especializadas e organizações da sociedade civil. Discursos e fontes documentais. Visões contemporâneas.

Vilas e cidades, urbanização e regionalização

Narrativas de assentamentos e cidades. Processos de formação do domínio regional e definição de fronteiras. Antigas e novas centralidades. Favelização, suburbanização, periferização e metropolização. Segregação, precarização, lutas sociais e as vozes pelo direito à cidade.

Representações, subjetividades e saberes sobre a cidade

Olhares da ciência social, antropologia, filosofia e psicanálise. Sensibilidades e imaginários da cidade no cinema, literatura, teatro, fotografia, artes plásticas, imprensa e publicidade. Arte pública e arte popular. Sociabilidades e identidades. Mal-estar do viver urbano, violência, discurso do ódio e cidade de exceção.

Paisagem cultural e patrimônio

Vestígios materiais e memória coletiva. A paisagem natural e cultural da cidade e da região. Políticas públicas de salvaguarda e instrumentos de planejamento urbano. Agentes e instituições da preservação. Centros históricos e cenários urbanos. Mercantilização da imagem urbana e turismo.

CHAMADA PARA LANÇAMENTO DE LIVROS

A Comissão Organizadora convida pesquisadores dos diversos campos disciplinares conexos à História da Cidade e do Urbanismo para o lançamento de livros no XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 21 de setembro de 2018.

O lançamento de livros, com temáticas afins ao evento, é reservado aos participantes inscritos. Serão de responsabilidade dos autores, cujos livros forem selecionados, o transporte dos livros, sua devida acomodação no espaço destinado para tal fim, a comercialização (podendo contar com o apoio de um livreiro, livraria ou editor) e a retirada do material após o término da atividade.

Os interessados devem encaminhar suas solicitações, até o dia 18 de agosto de 2018, para o e-mail xvshcu2018@gmail.com, com mensagem que contenha o título do livro, autor/es, editora e o ano de publicação, acompanhados pela imagem da capa no formato JPEG.

Para mais informações, acesse o site do XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.