Via Agência IPPUR

De 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021, ocorrerá, em formato virtual, a 26ª edição da Semana do Instituto de Planejamento Urbano e Regional, com o tema “Planejamento urbano e regional e gestão pública em tempos de crise: pandemia, espaço e poder”.

A tradicional Semana PUR, organizada anualmente pelo IPPUR/UFRJ desde 1994, passa a se denominar Semana IPPUR, em referência à integração entre o programa de pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional e a Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social.

De forma muito especial, a 26ª edição marcará o início das atividades comemorativas dos 50 anos do PUR/IPPUR (1971-2021), que convidam a relembrar e a renovar o compromisso acadêmico e político do Instituto de refletir sobre os problemas brasileiros e de contribuir para enfrentá-los.

Em um contexto de crise sanitária, social, econômica e política, a Semana IPPUR convoca todos e todas a discutir os impactos diretos e indiretos da pandemia sobre o desenvolvimento das cidades e regiões e a gestão pública no Brasil.

Até o dia 26 de setembro estão abertas as inscrições para as categorias Apresentador de Trabalho e Proponente de Sessão Livre. É possível a apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades: Apresentação oral; Vídeos e fotografias; Pôsteres. Já as sessões livres são um espaço de apresentação das pesquisas e dos projetos de extensão desenvolvidos pelos laboratórios e representações do corpo social do IPPUR, bem como de debates e atividades promovidas por esses grupos.

Observação: Podem apresentar trabalhos pessoas de outros centros/cursos, desde que sejam orientados por algum docente do IPPUR ou estejam vinculados a laboratório, grupo de pesquisa ou de extensão do IPPUR.

Acesse o edital do evento para conferir todas as instruções.

A programação das mesas principais já está disponível. No dia 29 de novembro (segunda-feira), às 09:30, a abertura do evento abordará o tema “A trajetória do Planejamento Urbano e Regional no Brasil” e contará com a presença de Tânia Bacelar (UFPE), Roberto Monte-Mor (UFMG), Erminia Maricato (USP) e mediação de Orlando Santos Junior (IPPUR/UFRJ).

A programação segue nos dias 30/11, 01/12, 02/12 e 03/12, sempre com início às 09:30. Confira:

A programação completa, com as sessões de apresentação de trabalho e sessões livres, será divulgada em outubro. Para quem quiser acompanhar o evento na condição de ouvinte é necessário realizar inscrição, a partir do dia 18 de outubro, através do site even3.com.br/xxvisemanaippur2021

Para mais informações, acesse a página do evento ou o site do IPPUR.