Skip to main content
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou na terça-feira, 14 de setembro, o resultado da avaliação trienal (2007-2009) dos programas de pós-graduação, cursos de mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissional.
Durante cinco semanas, cerca de 900 consultores de todo o País avaliaram 2.718 programas de pós-graduação, correspondendo a 4.099 cursos, sendo 2.436 mestrados acadêmicos, 1.420 doutorados e 243 mestrados profissionais, distribuídos em 46 áreas do conhecimento.

A classificação dos cursos de pós-graduação obedece a critérios bastante rigorosos e é realizada por conceitos que podem variar de 1 a 7, reconhecendo os variados desempenhos de cada curso. Os conceitos mais baixos, 1 e 2 (insuficiente), são eliminatórios, não sendo credenciado pela Capes o funcionamento de cursos com esses conceitos; os conceitos 3 e 4 (regular e bom, respectivamente) são os níveis iniciais. O conceito 5 (muito bom) é a nota máxima atribuída a programas que possuam apenas curso de mestrado. Os programas de níveis mais elevados, de conceitos 6 e 7, são reconhecidos como de desempenho equiparados a cursos internacionais de excelência, na mesma área.

Para conhecer os resultados, clique aqui.
Fonte: Faperj