Desenvolvimento urbano a partir do Estatuto da Metrópole

O Núcleo Natal da Rede INCT Observatório das Metrópoles realiza, nos dias 20 e 21 de agosto, o I Fórum de Imersão Local, com o tema “Questão Metropolitana e Desenvolvimento Urbano a partir do Estatuto da Metrópole”. O objetivo do evento é discutir as tendências geradas a partir da criação do Estatuto das Metrópoles (Lei Nº 13.089/2015), que estabelece as diretrizes gerais para planejamento, gestão e execução da governança de aglomerados urbanos que englobam mais de um município.

O Fórum foi dividido em dois momentos. O primeiro, uma mesa-redonda com a participação dos professores Luís César de Queiroz Ribeiro e Orlando Alves dos Santos Júnior, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e que ocorreu das 8h30 às 12h30, no auditório do Instituto Ágora.

Luiz Cesar apresentou a Conferência “A Metrópole em Questão: desafios da transição urbana”, na qual expôs os resultados do seu mais recente livro que oferece uma síntese sobre a problemática da metrópole e do urbano no Brasil contemporâneo.

Por sua vez, o profº Orlando Alves dos Santos Jr. realizou a Conferência “Caracterização dos Regimes Urbanos nas Metrópoles Brasileiras: desafios teóricos e pesquisa em rede”, no qual expôs os principais elementos envolvidos na pesquisa nacional do Observatório das Metrópoles sobre o tema dos regimes urbanos.

Já no dia 21 de agosto, o tema foi o desenvolvimento urbano a partir do Estatuto da Metrópole. Um dos destaques foi a formação de cinco grupos de trabalho com representantes da sociedade civil e do poder público de Natal.

Para mais informações, acesse o site do Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles.

 

Tags: , , ,