Skip to main content

 Espaços comuns e as Cidades de Exceção

A Faculdade de Direito da UFMG promove, nos dias 12, 13 e 14 de novembro em Belo Horizonte, o evento Espaços Comuns e as Cidades de Exceção – III Seminário Internacional Cidade e Alteridade: convivência multicultural e justiça urbana / II Congresso Mineiro de Direito Urbanístico.

Os estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e membros de movimentos sociais interessados em debater e intercambiar experiências no Espaços Comuns e as Cidades de Exceção podem se inscrever com desconto pela internet até o dia 11 de novembro, no site:

http://espacoscomunseascidadesdeexcecao.wordpress.com/inscricoes

As inscrições também poderão ser feitas durante o evento.

Nos três dias ocorrerão diálogos sobre a ocupação da cidade, construção de espaços comuns, remoções, gentrificação, multiculturalismo e interculturalidade. Entre os palestrantes confirmados estão o professor doutor Crispim Moreira, representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação na Bolívia, os professores doutores da Universitat de Barcelona: Antonio Madrid, Antonio Gimenez e Gonçal Mayos. Ainda assim, as discussões não se limitam ao âmbito acadêmico, participantes de movimentos sociais e moradores de ocupações urbanas também estarão presentes.

Parte importante da programação será o lançamento do kit paradidático “Fortalecendo as Escolas na Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente”, fruto do projeto de mesmo nome. Parte do kit são os livros “Não precisa tremer! E outros esquetes” do dramaturgo Fernando Limoeiro e “Entre Redes: caminhos para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, dos organizadores José Luiz Quadros, Fernanda de Lazari Mundim e Marisa Lacerda. Além da cartilha e do DVD da “Turma da Sala 04”.

Em paralelo aos debates, a Mostra de Fotografia Lado B(H) integra a programação cultural e traz a Belo Horizonte que não está nos cartões-postais. As imagens em diferentes formatos destacam as experiências e cotidianos invisibilizados dos arredores da RMBH e foram selecionadas a partir de edital para as categorias Cotidiano, Natureza e Festividades.

 

Polos de Cidadania – Programa da Faculdade de Direito da UFMG que visa aliar atividades de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de promover a efetivação dos direitos humanos e a construção de conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes. Criado em 1995, o Polos também é caracterizado pela interdisciplinaridade, envolvendo graduandos, pós-graduandos e profissionais de diversas áreas como Direito, Sociologia, Comunicação, Economia, Ciências do Estado, Psicologia, Demografia, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Serviço Social, e Artes Cênicas.

Cidade Alteridade – Com o objetivo de investigar empiricamente as problemáticas relacionadas ao aprofundamento da democracia e afirmação da cidadania, o programa Cidade e Alteridade congrega equipes de pesquisadores de diferentes centros de referência internacional, entre eles a UFMG, o Ministério Público e o Centro de Estudos Sociais de Coimbra, em Portugal. O grupo de pesquisa é transdisciplinar e abrange áreas como Direito, Ciências Sociais, Antropologia, Ciência Política, Demografia e Comunicação.

 

Serviço

Espaços Comuns e as Cidades De Exceção – III Seminário Internacional Cidade e Alteridade: convivência multicultural e justiça urbana / II Congresso Mineiro de Direito Urbanístico

Data/horário: 12,13 e 14 de novembro – das 09h30 às  21h30

Local: Faculdade de Direito da UFMG – Av. João Pinheiro, 100/Centro

Auditório: Maximum Alberto Deodato

Inscrição: pelo site http://espacoscomunseascidadesdeexcecao.wordpress.com/inscricoes (com desconto até o dia 11 de novembro ) ou presencial nos dias de realização do evento.

 

Publicado em Eventos | Última modificação em 04-11-2014 14:32:19