Skip to main content

Foram publicados os anais do Fórum SP 21, contendo 90 artigos completos, 160 resumos expandidos e 20 relatorias das sessões temáticas. O evento buscou realizar, de forma democrática e coletiva, um processo de avaliação do Plano Diretor Estratégico e da Política Urbana de São Paulo.

As duas semanas de fórum contaram com a apresentação de mais de 190 estudos e pesquisas, organizados em 29 sessões temáticas e 7 mesas de debate que sintetizam o conjunto dos trabalhos: Mudanças Climáticas e Meio Ambiente Urbano; Temas Emergentes; Habitação Social da Periferia ao Centro; Patrimônio Urbano, Imóveis Ociosos e Áreas Centrais; Produção Imobiliária e as Parcerias Público Privadas; Produção Imobiliária nos Eixos e Miolos; Governança, Participação e Financiamento das Cidades.

A organização destaca a importância da publicação desse conjunto de trabalhos:

Esse legado possibilita uma leitura profunda e qualificada dos principais temas que competem ao urbano, bem como de questões da atualidade ligadas à dimensão do viver nas cidades, tais como interseccionalidade, percepção, pertencimento e memória para com os territórios. Dessa forma, permite o conhecimento dos mais de 300 autores e autoras (pesquisadores, profissionais, ativistas), bem como dos grupos de pesquisa, entidades governamentais e movimentos sociais que pensam, trabalham e agem sobre a cidade.

O evento, que ocorreu entre os dias 21 e 30 de setembro de 2021, foi promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IAB-SP), pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM-USP/Cebrap), pela Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e pela Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP).

Acesse: sites.usp.br/forumsp21/anais