Andar a pé é peça fundamental para ajudar a superar os desafios das mudanças climáticas e auxiliar na transição de paradigma, rumo à mobilidade de baixo carbono. Como uma resposta a esse e outros tantos desafios enfrentados pelos/as pedestres, em cidades brasileiras, o Lab.MaP – Laboratório de ação direta para a mobilidade a pé vem responder a esse chamado! Uma iniciativa desenvolvida pelo Projeto Como Anda com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Trata-se de uma oportunidade para reunir diferentes atores locais e envolver governo, sociedade civil, universidade e empresas para cocriarem ou fortalecerem, conjuntamente, soluções em defesa e de fomento à mobilidade a pé no Brasil.

O Lab.MaP oferecerá apoio e mentoria de uma rede de profissionais e organizações atuantes em áreas distintas, de março a julho de 2021, para que grupos participantes tirem suas ideias do papel. O processo será organizado em quatro fases: teórica, ferramental, prática e comemoração, descritas em “A jornada do Lab.MaP”.

Serão contempladas até três categorias de iniciativas:

  1. Intervenções na cidade: ações de urbanismo tático e urbanismo de código aberto.
  2. Conscientização, sensibilização e, ações diretas na sociedade: apontar novas visões e vivências dos espaços públicos para a população
  3. Incidência política: abrir iniciativas para que cidadãos/as protagonizem processos e exerçam a cidadania ativa

Serão aceitas inscrições de todas as regiões do Brasil, de grupos já formados ou em processo de formação, que tenham atuação local ou nacional e envolvam dois ou mais setores da sociedade (sociedade civil, aos governos, universidades, empresas).

Inscrições até 07 de março de 2021, através de formulário online.

Confira a chamada completa: CLIQUE AQUI