Mapa mostra os maiores multados por desmatamento nos últimos 25 anos

Quem desmata a Amazônia? O Cerrado? O Pantanal? A Mata Atlântica? O mapa “De Olho nos Ruralistas” mostra, por município, os maiores multados por desmatamento nos últimos 25 anos.

A plataforma divulga, ano por ano, autuações milionárias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) aplicadas entre 1995 e 2020. De Olho nos Ruralistas identificou, a partir de 284 mil multas, os 4.600 proprietários rurais que mais receberam punições na categoria flora.

A base de 284.235 multados nos últimos 25 anos encontra-se no próprio site da autarquia, vinculada ao governo federal. Esses dados públicos — mas dispersos — ganham agora uma plataforma onde se pode ver quem foram os maiores autuados por ano e por município.

Reorganizados, os dados do Ibama trazem à tona um público bastante seleto: 487 pessoas físicas e jurídicas somaram, entre 01 de janeiro de 1995 e 31 de outubro de 2019, mais de R$ 10 milhões em multas por desmatamento. Outros 466 brasileiros (ou empresas) receberam autuações que somam mais de R$ 5 milhões.

A lista traz milhares de empresas — em boa parte, companhias abertas — e centenas de políticos. De multinacionais a expoentes brasileiros do agronegócio. De banqueiros a donos de empreiteiras. Cantor famoso, pai de técnico de futebol, organizadores do carnaval baiano, prefeitos, um governador, vários ex-governadores.

A pesquisa foi iniciada em 2017, desenvolvida em 2018 e consolidada em 2019. No ano passado o De Olho nos Ruralistas teve o apoio da Amazon Watch e dos Repórteres Sem Fronteiras. Um dos objetivos do observatório é transformar o mapa em uma plataforma perene, como fonte de consultas para jornalistas e pesquisadores.

Saiba mais sobre a plataforma: https://deolhonosruralistas.com.br/2020/02/02/mapa-mostra-por-municipio-os-maiores-multados-por-desmatamento-nos-ultimos-25-anos/

Acesse o mapa: https://maphub.net/deolhonosruralistas/de-olho-nos-desmatadores-multados-acima-de-10-milhoes

 

Tags: , , , ,