Skip to main content

Projeto Memória do Direito Urbanístico

Vale a pena conhecer o Projeto Memória do Direito Urbanístico, que está sendo desenvolvido voluntariamente sob a coordenação do professor Edésio Fernandes. A proposta é registrar e disponibilizar depoimentos curtos de pessoas que, desde a década de 1970, têm contribuído para o avanço e a consolidação do direito urbanístico, um ramo novo no direito público brasileiro.

Até agora já foram entrevistados os professores Álvaro Pessoa, Alex Ferreira Magalhães, Rosângela Lunardelli Cavallazzi, Ricardo Pereira Lira, Cláudia Dutra, Letícia Marques Osório, Sônia Rabello, Rafael Soares Gonçalves, além do próprio Edésio Fernandes.

São depoimentos breves, de cerca de 20 a 40 minutos, nos quais essas personalidades do direito urbanístico apresentam suas trajetórias, ideias, principais ações e publicações. Trata-se de material de valioso interesse para estudantes, professores e pesquisadores da área.

A primeira etapa foi realizada no Rio de Janeiro e já estão previstas gravações em São Paulo e Minas Gerais. O projeto pretende chegar ainda em outros estados do Brasil, como Bahia, Pernambuco, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal e outras localidades.

Todos os vídeos estão disponíveis neste canal do Youtube. Confira!

A seguir o depoimento da professora Sônia Rabello um das pioneiras do Direito Urbanístico, ao longo de uma sólida carreira no poder público municipal, metropolitano, estadual e federal, juntamente com sua carreira acadêmica. Sônia Rabello tem contribuído de maneira fundamental especialmente para a construção de doutrina que permite a releitura da natureza dos direitos de propriedade imobiliária urbana.

Dentre outras publicacoes, ela é autora de “O Estado na Preservação de Bens Culturais”.

Com informações do blog observaSP.

 

Publicado em Notícias | Última modificação em 27-07-2016 15:11:25