Qual a relação entre as ocupações urbanas e o Plano Diretor?

O Coletivo a Cidade Que Queremos discute a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre desde 2017. Uma das reflexões diz respeito às ocupações urbanas.

Nesta entrevista, Luciano Fedozzi (pesquisador do Observatório das Metrópoles Núcleo Porto Alegre) e Silvio Jardim (conselheiro da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – Agapan), respondem a seguinte questão: Qual a relação entre as ocupações urbanas e o Plano Diretor?

Segundo Fedozzi, há uma relação direta. “O Plano Diretor é o ordenamento maior do uso e ocupação do solo urbano, do espaço urbano. Aí se dá a grande disputa. Cada vez que há revisão do Plano Diretor e a eleição dos membros que vão compor o Conselho do Plano Diretor (CMDUA), está em jogo uma grande disputa dos diversos interesses que existem sobre a cidade. De como ocupar a cidade, das formas de uso do solo urbano”, afirma.

Para Jardim, é fundamental garantir o princípio democrático do Plano Diretor, ou seja, o mecanismo pelo qual a cidadania interfere e pode fazer frente aos interesses do mercado.

Confira:

Para ficar por dentro das discussões sobre o Plano Diretor de Porto Alegre, acompanhe o site do Coletivo a Cidade Que Queremos e o Facebook.

 

 

Tags: , , , ,