Skip to main content

Como parte do Dossiê Nacional “As Metrópoles e a Covid-19” Volume II, foram produzidas versões estendidas das análises elaboradas para algumas Regiões Metropolitanas (RMs) do país. Apresentamos o relatório completo produzido para a RM de Porto Alegre (RMPA).

Lançado no ano passado, o Dossiê Nacional “As Metrópoles e a Covid-19” traz um rico e denso panorama do impacto da pandemia sobre os principais aglomerados metropolitanos da rede urbana brasileira. As análises locais apresentam com maior detalhamento os dados e as informações sobre as iniciativas empreendidas pelo poder público para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, além de denunciar eventuais situações de violações de direitos humanos e sociais, com foco nos territórios populares e grupos sociais vulneráveis.

Veja também:

Para a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), a partir de dados secundários oficiais e pesquisa documental e bibliográfica, o dossiê mostra importantes mudanças na política de gestão da crise sanitária e de saúde pública decorrente da evolução do quadro da pandemia durante o primeiro semestre de 2020. Um dos exemplos é o do anterior sistema de bandeiras substituído pelo sistema 3As (Aviso, Alerta e Ação) que, embora mantenha a mesma regionalização, abre a possibilidade de ações regionais e municipais mais autônomas, a partir de avaliação do GT Saúde do Governo do Estado.

A análise está organizada em quatro partes, além da introdução e das considerações finais. Na primeira, descreve-se o processo de implementação e as principais mudanças ao longo do período mencionado das políticas estaduais de combate à pandemia no Estado do Rio Grande do Sul, com destaque para a atualização no sistema de controle e combate à pandemia e para o programa de Auxílio Emergencial Gaúcho. Na segunda parte, apresentam-se informações sobre violência urbana e
violência contra mulheres no Estado e na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) durante a pandemia. A terceira, trata da difusão da pandemia no Estado, com ênfase, principalmente, na evolução dos casos e óbitos na RMPA. Por fim, a quarta parte apresenta informações sobre a pandemia no município de Porto Alegre.

Acesse o relatório da RMPA.