Voltar

Dossiê Covid-19

As Metrópoles e a Covid-19: Dossiê Nacional

Clique nos botões abaixo para alternar entre as regiões metropolitanas.

A gravíssima crise sanitária global provocada pela pandemia de Covid-19 teve forte rebatimento nas condições de vida da população, sobretudo dos grupos sociais mais carentes. No caso brasileiro, os problemas estruturais foram agravados pela crise sanitária e pela incapacidade do Governo Federal de coordenar ações imediatas e urgentes para o enfrentamento da pandemia. 

Como parte do Dossiê Nacional “As Metrópoles e a Covid-19”, atualmente em processo de atualização pelo INCT Observatório das Metrópoles, apresentamos a evolução de casos confirmados e de mortes por Covid-19, no período entre maio de 2020 e junho de 2021, em 17 Regiões Metropolitanas (RMs) do país – todas onde estão sediados os núcleos regionais da rede. Os infográficos permitem comparar as RMs e, em cada uma delas, a situação das cidades que as compõem. 

Esta iniciativa visa compartilhar dados que subsidiem mais análises sobre o cenário metropolitano da pandemia, tanto no nível das regiões metropolitanas quanto dos municípios que as compõem. 

Os dados são abertos, tabulados por Camila Rodrigues da Silva (Nepo/Unicamp), pesquisadora do Núcleo São Paulo, a partir da base tratada do pesquisador Wesley Cota (Universidade Federal de Viçosa) e do projeto Brasil.io, que conta com uma força-tarefa de 40 voluntários que, diariamente, compilam boletins epidemiológicos das 27 Secretarias Estaduais de Saúde.