Voltar

Revistas Científicas

O Observatório das Metrópoles mantém a publicação regular de duas revistas científicas: a Cadernos Metrópole e a Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais e-metropolis.

Cadernos Metrópole

A revista Cadernos Metrópole surgiu no final dos anos 1990 como um dos principais produtos do Observatório das Metrópoles e tem como principal objetivo difundir os resultados da análise comparativa entre as metrópoles. A revista publica textos de pesquisadores e estudiosos da temática urbana, que dialogam com o debate sobre os efeitos das transformações socioespaciais no condicionamento do sistema político-institucional das cidades e os desafios colocados à adoção de modelos de gestão baseados na governança urbana.

Os Cadernos Metrópole constituem um convite à reflexão, ao debate e à pesquisa sobre as metrópoles contemporâneas e são uma importante referência para os pesquisadores das áreas de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura, Urbanismo, Geografia, Demografia e Ciências Sociais, destacando-se entre os demais periódicos dessas áreas, por seu caráter interdisciplinar.

A revista é produzida em parceria com a EDUC (Editora da PUC-SP). Conheça a história do nosso periódico no Blog SciELO em Perpectiva – Humanas.

Editores Científicos: Lucia Maria Machado Bogus (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Luiz César de Queiroz Ribeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Comissão Editorial:

  • Eustógio Eustógio Wanderley Correia Dantas (Universidade Federal do Ceará);
  • Luciana Teixeira Andrade (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais);
  • Orlando Alves dos Santos Junior (Universidade Federal do Rio de Janeiro);
  • Sergio de Azevedo (Universidade Estadual do Norte Fluminense);
  • Suzana Pasternak (Universidade de São Paulo).

e-metropolis

Criada em 2010 por doutorandos vinculados ao Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ), a Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais e-metropolis tem por objetivo principal suscitar o debate e incentivar a divulgação de trabalhos filiados ao planejamento urbano e regional e áreas afins. A publicação busca dar visibilidade a temas que não são os mais tradicionais da produção acadêmica sobre o urbano, como a arte, fotografia, cinema e várias outras manifestações da cultura que dialogam com o espaço das cidades e a subjetividade da sociedade. A e-metropolis visa, portanto, se constituir como um meio ágil de acesso democrático ao conhecimento, que parte do ambiente acadêmico e almeja ir além deste, dirigindo-se a todas as pessoas que se interessam pela dinâmica da vida urbana contemporânea em seu caráter multidisciplinar.

Publicadas trimestralmente, as edições da e-metropolis mantêm, em geral, uma estrutura que se compõe em duas partes. Na primeira parte da revista encontram-se os artigos estrito senso, que iniciam com um artigo de capa, no qual um especialista convidado aborda um tema relativo ao planejamento urbano e regional e suas interfaces, seguido dos artigos submetidos ao corpo editorial da revista e aprovados por pareceristas, conforme o formato blind-review. A segunda parte é composta por uma entrevista, por resenhas de obras recém-lançadas (livros e filmes), pela seção especial – que traz a ideia de um texto mais livre e ensaístico sobre temas que tangenciem as questões urbanas – e, finalmente, pelo ensaio fotográfico, que faz pensar sobre as questões do presente da cidade por meio de imagens fotográficas.

Coordenadores editoriais: Fernando Pinho e Juciano Martins Rodrigues

Editores:

  • Fernanda Pernasetti
  • Luísa Sobral
  • Patrícia Ramos Novaes
  • Pedro Paulo Machado Bastos
  • Priscilla Rodrigues Fonseca
  • Renata Brauner Ferreira
  • Renata Cristina Antão
  • Samuel Thomas Jaenisch
  • Tarcyla Fidalgo Ribeiro
  • Thaís Velasco