Da Teoria Urbana ao Regime Urbano (Texto para Discussão)

Com o objetivo de divulgar os produtos parciais produzidos no âmbito de suas pesquisas, o Observatório das Metrópoles apresenta a publicação Textos para Discussão (TD)O segundo TD, intitulado “Da teoria urbana ao regime urbano: contribuições como teoria e como método para interpretar as relações de poder interativas na cidade”, está inserido no âmbito da pesquisa Regimes Urbanos, coordenada por Orlando dos Santos Junior, Alexsandro F. Cardoso da Silva, Bárbara França e Ricardo Tows.

Elaborado pela pesquisadora Barbara França, o texto apresenta as principais características constituintes da Teoria do Regime Urbano (TRU) contidas na literatura internacional, além de evidenciar como as escolas e a teoria urbana estão sujeitas à interação entre diferentes correntes interpretativas da cidade e do urbano.

Confira o resumo:

Este texto tem o propósito de resgatar contribuições teóricas e metodológicas que apresentam em linhas gerais as principais características constituintes da Teoria do Regime Urbano (TRU) contidas na literatura internacional, mas precisamente na academia anglófona. A revisão da referida literatura está formatada em quatro seções. Na primeira parte do artigo contextualiza-se a origem teórica da TRU. Na segunda, faz-se a exposição de seu conceito, o qual de acordo com seus principais estudiosos se refere, sumariamente, à leitura de coalizões existentes na cidade, e a capacidade de influência dos diversos atores públicos e privados da arena urbana no processo de definição, molde, propósito e rumo da agenda de desenvolvimento. Em seguida, resgata-se a anatomia metodológica da TRU, a partir de algumas de suas principais variáveis explicativas (condições de mercado, apoio intergovernamental, controle popular, cultura local), que se consubstanciam em um quadro tipológico de Regime Urbano à escala local e global.

Acesse o documento completo, CLIQUE AQUI.

 

Tags: , , , ,