Foi divulgada a programação completa do 5º ARCHcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura, que apresenta 56 filmes entre 01 e 11 de dezembro de 2020. O festival será sediado plataforma Looke, com acesso gratuito para todo o território nacional.

Nas tradicionais Mostras Competitivas, os filmes estão divididos em diversos eixos temáticos que aprofundam os mais diversos atravessamentos da arquitetura e do urbanismo, como Sustentabilidade, Direito à Cidade, Patrimônio Material e Imaterial, Ofícios do Urbanismo, dentre outros.

Além das sessões competitivas, o 5º ARCHcine 2020 homenageia o cineasta Emílio Domingos, realizador com expressão singular na expressão de territórios urbanos e que completa 20 anos de carreira nesta temporada. Todos os longas-metragens do cineasta homenageado estão na programação do festival.

O 5º ARCHcine 2020 também passeia em tom de homenagem por Rio de Janeiro e Brasília. Enquanto a Mostra Rio Capital Mundial da Arquitetura promove o título concedido à cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO em parceria com a União Internacional de Arquitetos (UIA), a Mostra Brasília 60 Anos celebra a agora sexagenária capital federal.

No total, 14 filmes participam nas duas Mostras, entre curtas e longas metragens, com destaque para o filme “Brasília: Contradições de uma Cidade Nova”, de Joaquim Pedro de Andrade. Realizado em 1967 por este icônico cineasta brasileiro, o filme recebeu a Menção Honrosa no Festival de Brasília daquele ano e apresenta reflexões sobre o sexto aniversário da capital federal.

Confira aqui a programação completa do 5º ARCHcine 2020.